02/10/07

SNS TEM QUE MELHORAR


Um relatório internacional coloca o Sistema Nacional de Saúde em 19.º lugar numa lista de 29 países europeus. O tempo de espera desproporcionado, o número de mortes que os ataques cardíacos provocam são alguns dos aspectos em que Portugal obtém maus resultados.
O relatório sublinha que o sistema de saúde português «não é tão avançado como o de Espanha», mas valoriza os resultados positivos quanto à mortalidade infantil.
O Ministério da Saúde fez saber que concorda com o diagnóstico do estudo e que está a tratar das soluções.
A cotação atribuída ao nosso país envergonha-nos. Mas há que perante esta triste realidade se encabrite corporativamente e grite que temos o melhor sistema de saúde do mundo. Claro que com tal cegueira o sistema nunca mais melhoraria. O que nos vale é que na Saúde também há muitos profissionais que não aceitam baixar os braços e tudo fazem para prestar à colectividade cuidados de saúde de excelência. A esses é devido o nosso reconhecimento público!
Enquanto no nosso país não acabarem com os "negócios" da saúde, não haverá sistema que resista e que esteja de facto ao serviço de todos os utentes e não só para alguns.

Sem comentários: