01/10/07

OS DOENTES SÃO TRATADOS COM DELICADEZA E DIGNIDADE


António Lobo Antunes, hoje conhecido por todos os portugueses como um dos escritores mais conceituados e conhecidos. Antes de ser escritor, licenciou-se na Faculdade de Medicina de Lisboa.
Em Março deste ano, foi ao Hospital de Santa Maria e para surpresa sua acabou por ficar internado e mais tarde foi operado, por um cirurgião amigo, a um cancro que vivia dentro do seu corpo, sem o seu conhecimento.
A revista Visão entrevistou-o e deixo aqui alguns momentos dessa entrevista:
"O que posso dizer é que eu e todos os outros doentes só recebemos atenções. Dos médicos e dos enfermeiros, mas também das pessoas mais modestas que lá trabalham. Se dizem que tratam mal os doentes nos hospitais, a minha experiência foi justamente a contrária. Sempre vi os doentes serem tratados com a maior dignidade. Estou muito grato às pessoas que cuidaram de mim e que tiveram comigo a maior delicadeza".
Não trabalho no Hospital de Santa Maria, mas como profissional de saúde noutro grande hospital, alegro-me e fico contente pelo trabalho dos meus colegas do sul. Delicadeza e dignidade são valores que nós, auxiliares de acção médica, devemos ter sempre presente durante o tempo que estamos no hospital( e em todo o lado). Mas sabe bem ouvir estes elogios, ou não?
Desejo a completa recuperação ao Dr.António Lobo Antunes, que como homem da escrita e pensador disse:"TENHO A MORTE DENTRO DE MIM
É HORRÍVEL ESTAR GRÁVIDO DA MORTE".

Sem comentários: