14/12/16

DIREITOS E DEVERES NO TRABALHO



   Quando o Assistente Operacional, em particular aquele que trabalha num hospital do SNS,  termina a sua jornada e ainda não há quem o substitua, o que deve fazer?
   Alguém sabe onde está escrito que ele, acabado o seu turno, possa sair da instituição?
   Claro está, quando acontece esta situação, se o mesmo assistente operacional continuar o turno do colega dá um grande alívio aos encarregados  que costumam descarregar nos  assistentes operacionais a resolução de um problema que não é deles, mas dos encarregados, e só.
  Ora, nenhum encarregado e muito menos os chefes de enfermagem de um determinado serviço podem obrigar os assistentes operacionais a ficar depois de cumprida a sua jornada de trabalho. E nenhum encarregado, nem nenhum chefe de enfermagem pode pretender a normalidade do serviço quando há uma falha cuja solução é da inteira responsabilidade de quem chefia. E se a responsabilidade não é do encarregado, então este, deve exigir ao seu superior hierárquico uma solução.
  Há que não confundirmos os assistentes operacionais com os  "criados", que em tempos idos trabalhavam nos hospitais e eram criados para todo o serviço. Os assistentes operacionais de hoje têm o direito de trabalhar como Técnicos Auxiliares de Saúde. É bom que todos saibam que é o próprio Ministério de Saúde que está em falta para com  os profissionais que auxiliam os médicos e enfermeiros e em muitos outros serviços dos hospitais. Onde está a carreira? Onde está o cumprimento do horário de trabalho?
   A profissão de Auxiliar, chamem-lhe Assistente Operacional ou Técnico Auxiliar, mas não confundam estes profissionais com trabalhadores só com deveres. É bom que todos entendam que os AO têm deveres, mas também têm direitos.
   E a profissão de Assistente Operacional deve ser autónoma dos enfermeiros, deve ser organizada por assistentes operacionais com carácter, com formação, com reconhecimento merecido pelo trabalho e capacidade para trabalhar como encarregado de assistente operacional e de assistente operacional.
   Porque a continuar a fazer como se está a fazer, ou seja, impor jornadas de trabalho, assim qualquer assistente operacional pode ser escolhido para encarregado de assistentes operacionais. Há casos por aí em que os menos aptos foram escolhidos para encarregados. Porquê? Porque quem resolve os problemas, por exemplo, da falta de pessoal, têm sido resolvidos pelos outros assistentes que já cumpriram o seu turno de trabalho. A responsabilidade de assegurar os turnos é ou não dos encarregados? Não é dos assistentes operacionais! Então o que devem os assistentes operacionais fazer naqueles casos em que falta alguém no serviço, por exemplo, porque se atrasou ou que faltou mesmo? Dizer ao encarregado e à instituição que organizem os recursos humanos de forma a terem soluções que estejam preparadas para solucionar o problema das faltas de pessoal. Por exemplo, criar uma equipa especial, um grupo de assistentes operacionais que depois serão distribuídos pelos serviços onde  haja faltas de pessoal que não estejam previstas.
   Só que enquanto houver assistentes operacionais a serem "criados" para tudo, enquanto não se libertarem das culpas que não são deles, mas das más organizações dos encarregados e gestores, é claro que não se resolve o problema.
   Os assistentes operacionais cumprem o seu dever, mas não devem esquecer que têm direitos!  



15 comentários:

Unknown disse...

Sem duvid que são considerados criados para todo o serviço


Anónimo disse...

Sair sem ser rendido não dá abandono de serviço, logo processo disciplinar???
exigir pagamento de trabalho extraordinário, talvez seja uma solução pois alguém, a chefia, vai ter que justificar superiormente esse facto!
existe sempre ligação entre Um Direito e Dever!
Carreira de Técnico Auxiliar de Saúde! Já!

Unknown disse...

Enquanto formos apenas e só considerados os "criados para todo serviço" teremos apenas e só deveres e nunca direitos.Não convém a ninguém no SNS que tenhamos uma carreira e sejamos considerados uma profissão com um estatuto próprio e com paridade de direitos igual á dos restantes profissionais junto da entidade empregadora,seja hospital.Centro de Saude,Clinica etc .Na carreira de AO (de saúde) alguém conhece as suas tarefas,o que têm ou não que fazer? Apenas se sabe que se têm que fazer TUDO aquilo que é pedido .independentemente de ser sua função ou não.

Lurdes Pinto e Sousa disse...

Trabalhem, tanto barulho e com colegas que vão aos recados e nunca mais aparessem vao fumar e nunca mais venhem, querem natal passagem de ano querem tudo e nao fazem é nada para dar à lingua tao sempre prontos e falar mal dos outros..
Sou assistente operacional com muito gosto e sei do que falo ..
colegas q faltam ao trabalho para os outros se lixarem.. sou auxiliar à 20 anos e nunca vi isto tão mal...

Unknown disse...

É assistente o chef?

Um projeto para si em projetosvarios disse...

Eu por acaso também tou a ver muito mal para o nosso lado. Será um problema de oftalmologia, ou será que os outros é que não querem ou não nos vêem muito bem? Se assim for, eles é que precisam de ira oftalmologia e não nós. Ira? Eu disse ira? Queria dizer ir. Mas de facto a nossa ira é muita, perante tantas injustiças.

Um projeto para si em projetosvarios disse...

Eu por acaso sou chefe e com muito gosto.E ai de quem se atravesse no meu caminho. Faço-lhe a vida negra. Faço-lhe a vida num 8. Ninguém é tão exigente com os meus funcionários do que eu. Eles tem que cumprir à risca. Ou então estão tramados comigo. Eu sou chefe como já disse. Mas de minha casa quando cá não está ninguém. Respeitinho ha! Muito respeitinho com o chefe aqui, ok?

Anónimo disse...

Também gostaria de saber as minhas tarefas. Nos dias de greves os mínimos a assegurar quais são? Trabalho num hospital em que as AO fazem tudo. Temos empresas de cozinha e de limpeza mas estão sempre a falhar e para quem sobra? Claro as AO.

Anónimo disse...

Pois ai esta , .uito dificilmente deixaremos de ser o tapete...

Fernando Fausto Margalho Barroso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

no faial so limpam nao ajudam os enfermeiros é uma vergonha ate parece que nao trabalham para o bem do doente so no faial

Anónimo disse...

Tenho 15 anos de idade. Nasci com HIV minha mãe faleceu por causa da infecção pelo HIV e lamento porque nunca conheci o Dr. Itua, ele poderia ter curado minha mãe para mim porque como mãe solteira foi muito difícil para minha mãe encontrar o Dr. Itua palavras de cura online sobre como ele curava diferentes doenças em diferentes raças, como o HIV/AIDS Herpes, Parkison,Asma,Autismo,Copd,Epilepsia,Shingles,Dores de Frio,Infertilidade, Síndrome de Fadiga Crônica, Cura de Lúpus,Fibromialgia,Feitiço do Amor,Câncer de Próstata,Câncer de Pulmão,Glaucoma. , psoríase,Cirrose do fígado,Catarata,Degeneração macular,Doença de Chrons,Mononucleose infecciosa, Doença cardiovascular,Doença pulmonar,Próstata aumentada,Osteoporose,Doença de Alzheimer,Psoríase,Desordem bipolar,Demência Doença de Taquicardia,Câncer de Mama,Câncer de Sangue,Câncer Colo-Retal,Feitiço do Amor,Diarréia Crônica,Ataxia,Artrite,Escoliose Lateral Amiotrófica,Acidente Vascular Cerebral,Fibromialgia,Toxicidade FluoroquinolonaSíndrome Fibrodisplasia Ossificante Progressão Esclerose,Fraca Ereção,Amplificação Mamária,Amplificação Peniana, Hpv,sarampo, tétano, tosse convulsa, tuberculose, poliomielite e difteria)Diabetes Hepatite até mesmo Câncer Eu estava tão animado mas assustado ao mesmo tempo porque eu não encontrei tal coisa online então eu entrei em contato com a Dra. Itua pelo correio drituaherbalcenter@gmail.com/ . Eu também conversei com ele sobre o que é o app +2348149277967 ele me disse como funciona, então eu lhe disse que eu queria prosseguir, eu lhe paguei tão rapidamente pelos correios do Colorado que recebi meu remédio herbal dentro de 4/5 dias úteis ele me deu linhas de guildas a seguir e aqui estou eu vivendo saudável novamente posso imaginar como Deus usa os homens para manifestar suas obras estou escrevendo em todos os artigos online para divulgar o trabalho de Deus do Dr. Itua Herbal Medicine,Ele é um Grande Homem.

Anónimo disse...

Boa tarde Gostaria de saber se existe algum documento orientador para o calculo das necessidades de AO´s para as várias valências hospitalares ou se existe algum documento com as funçõs dos AO´s.
obrigada.

Fernando Fausto Margalho Barroso disse...

Olá. Não existe a esta data (18/01/2024) documento para calculo de dotação de auxiliares.
No entanto, pode efetuar-se o calculo por posto de trabalho (è o que eu faço).
Relativamente à legislação, foi publicado em dezembro de 2023 legislação que cria a carreira de Técnico Auxiliar de Saúde, cuja leitura recomendo (Decreto-Lei n.º 120-2023, de 22 de dezembro).

Anónimo disse...

Obrigada pela informação, que vem confirmar a minha informação prévia. Vou ler atentamente o Decreto-lei referido.