13/11/09

ASSISTENTES OPERACIONAIS




1 comentário:

Movimento de Acção na Saúde disse...

Movimento Acção na Saúde
http://accaonasaude.blogspot.com

A passagem dos auxiliares de acção médica (AAM) para assistentes operacionais (AO) foi um rude golpe, que significou o fim das carreiras e uma indefinição de funções que não é só má para um ex-AAM, mas é, sobretudo, um péssimo serviço prestado aos utentes do SNS.

Deve um AO ter que colocar um urinol, parar um bocado porque falta alguém na copa e depois ainda lavar o chão? A pouca e má formação dada aos AO’s impede a actualização de conhecimentos, tornando-os cada vez mais indiferenciados e postos de parte. A versatilidade dos AOs (que acompanham os doentes, limpam enfermarias, fazem camas, ajudam os doentes nas refeições) ou a falta de estudos dalguns não pode ser motivo para que sejam o parente pobre das enfermarias. É escandaloso que as condições de trabalho sejam distintas para quem tem contratos individuais de trabalho ou contratos de funções públicas. É mais que urgente a necessidade de uma carreira única e específica, com direitos e dignidade, que defina as funções desta profissão e que não permita que no mesmo serviço, executando as mesmas funções, existam trabalhadores com salários e horários diferentes.

São também necessários contratos estáveis, que possibilitem uma progressão na formação, qualificação e remuneração. Para o conseguir é essencial a união, organização e mobilização dos trabalhadores, é indispensável pressionar as direcções dos Sindicatos de Trabalhadores da Função Pública para que se façam plenários que definiam objectivos e formas de luta consequentes. A última manifestação deu-se no dia 21 de Maio e até agora não há desenvolvimentos. Este governo Sócrates não é “novo” e não é uma boa notícia para os trabalhadores. Só uma luta sindical mais participada, democrática e combativa pode mudar as vidas destes trabalhadores e trazer, assim, uma melhor saúde à população.


Pelo seu blog, é visível que também luta contra os ataques que os profissionais do SNS estão a ser alvo. Visite o nosso blog e veja o nosso boletim. Se estiver interessado entre em contacto connosco.

Com os melhores cumprimentos, MAS