01/10/06

SER BOM AUXILIAR DE ACÇÃO MÉDICA


Os Auxiliares de Acção Médica muitas vezes queixamo-nos relativamente às condições de trabalho. Gostaria que o hospital oferecesse melhores condições para pudermos desempenhar melhor as nossas funções, ou seja dar apoio à equipa de saúde e aos doentes.
Há constantemente problemas no serviço onde eu trabalho. A começar pela falta de lençois.Então às segundas-feiras é sempre um sarilho para podermos fazer as camas dos doentes. Outro problema que também se repete é a falta de pijamas. Muitos doentes não trazem qualquer peça de roupa e aqueles que estão sós neste mundo não trazem mesmo nada. É uma dor de alma constatar que após o banho não haja um pijama do hospital para vestir ao doente. E às vezes os que há precisam de botões ou então são demasiado grandes.
As faltas também se notam nos produtos de limpeza, por vezes nos sacos do lixo que não chegam.
Estas faltas e outras transformam muitas vezes o normal funcionamento do trabalho dos Auxiliares.
Os Auxiliares de Acção Médica necessitamos de melhores condições de trabalho. A nossa profissão é uma profissão de ajuda, de auxílio tanto à equipa de saúde como aos doentes. Nós somos o último elo de ligação na cadeia de cuidados e atendimento ao doente. Qualquer erro que eventualmente venha a ocorrer dentro desta cadeia-médicos,enfermeiros e auxiliares - pode vir a ter consequências graves para o doente. E muitas vezes, meus Deus, quantas,são os auxiliares que as detectam. Isto de sermos um guardião sempre alerta e zelosos e ao mesmo tempo, dar conta das múltiplas tarefas que nos são exigidas é dificil.

12 comentários:

Anónimo disse...

a verdade e que somos exploradas e mal agradecidas os hospitais querem encher os bolsos a nossa custa e pena nao passar uma fiscalizaçao e obriga-los a cumprir a lei.Muitas vezes temos que fazer o nosso trabalho e o dos infermeiros pelo misero ordenado de350£mes e 5£ noite.Onde ja se viu,corremos riscos , temos grandes responsabildades.

Anónimo disse...

Eu como auxiliar nao discordo do que foi dito mas acho que aquilo que nos é dado como recompensa faz-nos ultrapassar isso.não acham? bastando-nos para isso um pequeno sorriso do doente ou então um pequeno agradecimento por uma pequena tarefa nossa que no fundo ate é a nossa obrigação.

nanda disse...

conheco varios AAM e nenhum deles esta contente com a forma como sao tratados, começando pelo salario (540€ base) e acabando no tratamento que têm... Ou se tem essa profissao ha mais de 20 anos, ou entao têm de trabalhar por turnos e muitas vezes fazer os horários de colegas que faltam sem pagar mais por isso.dão unicamente o direito a tirar essas horas, mas não é quando se quer...é quando eles deixam.
nao pagam horas extraordinarias e relativamente às ferias é melhor nem falar...
saliento tambem o facto de serem tratados como escravos de "alguns" enfermeiros, porque apesar de nao terem nenhum curso superior, sao pessoas, e têm vida propria como todas as outras!
enfim, é o país que temos...
por isso, se alguem com esta profissao tenha um tratamento diferente deste que referi, por favor diga-me qual é o hospital em que trabalham...
é verdade que um sorriso ou um agradecimento de um doente é uma bela recompensa, mas é bom nao nos esquecermos que aquilo é um trabalho e deve ser pago como merecemos

Anónimo disse...

Acho que todos os comentários são fantasticos eu pessoalmente como A.A.M penso que um sorriso é bem vindo de um doente, mas neste país somos vistos como criados para todo o serviço dentro de uma unidade hospitalar.E na maior parte das vezes muito mal pagos os ordenados são uma vergonha.Merece-mos mais respeito. Pois todos precisa-mos de todos.

Anónimo disse...

bem ao ler este blog não posso deixar de comentar realmente os auxiliares sao tratados como os escravos do estado ou seja sou auxiliar a 10 anos o emu salario base é de 487.50 euros para trazer 570 para casa tenho que deixar os filhos e a propria vida pessoal para tras.trabalhei com 35 horas semanais e ha 6 anos passei a fazer 40h e o mesmo salario o que siginfica trabalhar mais e ganhar menos

Anónimo disse...

eu fui auxiliar durante alguns anos e devo dizer que enquanto não consegui tirar um curso para mudar de profissão não descansei..guardo algumas boas recordações, mas é um trabalho muito ingrato: a enfermagem julga-se nossa superior herarquica a toda a hora ( ou seja o teu trabalho só corre bem dependendo com a equipa que estás em turno) e quanto mais novos pior, a enfermagem mais velha nao lhes caem os parentes por ter de por uma arrastadeira( era o que faziam antes do 25 abril). E quanto a chefias, pelo menos no meu tempo era enfermagem, ou seja se houver um conflito entre auxiliar enfermeiro, podem bem querer que perdem a batalha, por muita razão que tenham. Ordenados, pior que muitas empregadas de limpeza, direitos? só deveres!podes andar toooda uma vida, que progressão de carreira não existe, nem oportunidades de formação, apenas umas migalhas no salario a que chamam escalões. Já vai havendo pessoas que no agradecimentos se lembram da equipa auxiliar mas muito poucos, os meritos caem sempre para medicos e enfermeiros, que tantas vezes somos nós que passamos o maior tempo na companhia do doente, mas enfim....os fracos não reza a historia certo?

Anónimo disse...

Bom tudo o que foi dito é o nosso dia a dia, mas não nos esqueçamos que esto tudo é uma salva guarda para a classe de enfermagem, vimos nos outros países que a nossa carreira é valorizada, mas é preciso é calma... Com o tempo pode ser que nós os criados de todos eles passem a ter um trato deferente

Unknown disse...

Meu deus!!! E assim tao ruim a profissao de auxiliar medica. :-O ja estou assustado kd começar a estagiar.

Anónimo disse...

" 90 % dos auxiliares de acção medica não fazem nada, estão apenas trabalhar por dinheiro, como há imensa corrupção em portugal as mulheres dão a vagina ao directores dos hospitais para
passar nas provas de conhecimentos e poder trabalhar a contrato a prazo pelo período máximo de 3 anos, nos homens tem de pagar aos directores para passarem nas provas de conhecimentos para poderem trabalhar nos hospitais a contrato a prazo de 3 anos" "viva a corrupção em portugal"

Anónimo disse...

Oque é isso??
Só falam mal da profissão...
Não acho que seja assim tão mal. Vão para as limpezas ou limpar as ruas, se calhar vai compensar mais...

Angela disse...

Olá a todos. Espero que se encontrem bem..
Estive a ler o que acima foi dito com muita atenção. Sou professora do 1º Ciclo, estou desempregada. Mas desde muito cedo que tenho um grande "amor" pela área da saúde. Quando estive hospitalizada para ter a minha filha dei imensa..ou melhor mais valor aos auxiliares de ação médica. Acho que é um trabalho muito bonito, com muito sacrifício, mas com muito amor. Uma vez que estou desempregada ando muito tentada a fazer uma formação para auxiliar de ação médica. Já andei a pesquisar vários locais onde o posso fazer. Mas gostava de saber a vossa opinião....um grande beijnho e que continuem a exercer o vosso trabalho da melhor maneira possível, pois os doentes, ou a maioria, valorizam o que fazem e acabam por ser fundamentais na recuperação.

Anónimo disse...

É o que costuma fazer para arranjar trabalho?!?!
Grande ignorante e ordinário! !!