07/10/06

INFECÇÕES HOSPITALARES

A Deco(Defesa do Consumidor) entre Janeiro e Abril de 2005, fez um estudo às águas e ao ar em enfermarias, corredores, urgências e salas de espera de 19 hospitais públicos e privados nacionais.
Em mais de metade dos hospitais analisados, havia microorganismos em excesso, alguns nocivos para a saúde.
O QUE É UMA INFECÇÃO HOSPITALAR?

"*Para ser considerada uma infecção hospitalar
tem de surgir, pelo menos, 48 a 72 horas após
o internamento.
*Pode atingir doentes internados e
profissionais de saúde.
*Podem ser transmitidas pessoa a pessoa, por exemplo, através de
gotícolas de saliva ou das mãos infectadas. Os equipamentos
contaminados são outra fonte.
*Em Portugal, estima-se que afecte um em cada dez
doentes internados.
*Apenas um terço é evitável.
*A maioria é conhecida e tem cura.

As infecções mais comuns são as da ferida cirúrgica, vias urinárias e respiratórias(pneumonia). Os idoosos e os recém nascidos são os mais afectados.
A transmissão dos microorganismos podem ocorrer por via pessoal(doentes,visitas,profissionais,etc.),dos instrumentos ou dispositivos médicos ou dos equipamentos da unidade de saúde, como chuveiros, sanitários, camas muito juntas,etc.
A Comissão de Controlo da Infecção, para além de contabilizar as infecções e verificar as suas causas, deverá participar na elaboração de normas específicas para combatê-las e preveni-las.
As unidades de saúde devem ter documentos escritos com os procedimentos para a limpeza, desinfecção e esterilização.
O Ministério da Saúde publicou um "Guia Prático sobre Prevenção de Infecções Adquiridas no Hospital", onde faz uma série de recomendações a este nível.
Infelizmente, este guia da Saúde não prevê a monitorização da qualidade do ar.
A maior responsabilidade pela manutenção de um ambiente saudável e controlo das infecções pertence aos hospitais. Mas os utentes também podem dar uma ajuda, começando só por ir a estes locais quando não tiverem outra solução."

Resumo do artigo da revista "Teste Saúde"nº58 de Dez2005eJan.2006

1 comentário:

Anónimo disse...

minha mãe esta com infecção hospitalar após 55 dias de internação no principio foi levada ao hospital com suspeita de 1 avc mas feito os exames descobriram 3 avc e abscesso cerebral teve melhora após uso de antibioticos o medico iria dar alta mas precisava de 1 tomografia com contraste e o hospital federal joão batista caffaro em manilha no rj não tem o equipamento foi marcado 5 vezes em outras unidades mas o hospital não tinha ambulancia para levar a paciente passou tempo demais naquele hospital dito pelos medicos contaminados. agora minha mãe esta com o coração fragilizado,rins parados respira atraves de maquinas os medicos dizem que e preciso esperar 48h. o que fazer!