01/05/14

O TRABALHADOR DE HOJE

 


Estamos no Século XXI, chamam-lhe a era do conhecimento, da liberdade, das democracias e das tecnologias. O trabalho é para muitos sinónimo de independência. Mas na realidade não passa de uma actividade insegura e fonte de stress e insegurança. Os salários são baixos, as carreiras profissionais quase desapareceram, o ambiente dos locais de trabalho está cada vez mais pesado.
   A União Europeia, de que nós portugueses fazemos parte, tem um papel fundamental na protecção das condições de trabalho justas. Existe legislação que nos devia garantir aqueles que trabalham o direito aos períodos mínimos de férias pagas, a gozo das folgas a que temos direito e aos limites semanais dos horários de trabalho, bem como a sermos consultados e informados sobre algumas decisões dos patrões , dos superiores hierárquicos, contra sucessivos abusos de horários de trabalho completamente desregulados e absurdos.
   É necessário e urgente promover efectivamente os direitos laborais e o trabalho digno.
   O dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador, constitui uma lembrança para que os Governos, os empregadores e os trabalhadores, assumam no dia a dia as normas fundamentais da Lei do Trabalho e das Convenções da Organização Internacional do Trabalho ( OIT ) e também o dever de as passar às gerações futuras.

Sem comentários: