25/03/10

HORÁRIOS SOBRECARREGADOS AFECTAM O DESEMPENHO DOS ASSISTENTES OPERACIONAIS

Fadiga, desgaste, alguns erros no trabalho, irritação e conflitos entre colegas e até alguma alteração na relação com os doentes - estes são sintomas da sobrecarga horária que os Assistentes Operacionais sentem quando trabalham muitas horas. Ainda podemos juntar uma possível alteração do humor e do comportamento, alterações nas relações sociais e familiares. Excesso de trabalho também diminui a concentração e causa lentidão na realização de algumas tarefas.


Muitas vezes a sobrecarga horária tem origem na falta de Assistentes Operacionais relativamente às necessidades reais dos serviços dos estabelecimentos de cuidados de saúde(hospitais, centros de saúde, USF,...). E há assistentes operacionais que têm sobrecarga horária já há muitos meses seguidos. Às vezes porque falta um colega, outras vezes porque um colega tem um acidente de trabalho ou alguém doente em casa e que necessita de cuidados inadiáveis e também porque algum colega se aposentou.

Com sobrecarga horária leva a que os Assistentes Operacionais deixem de gozar alguns dos seus direitos ( direito ao descanso semanal e complementar, ao gozo de feriados, horas e licenças para formação, gozarem as férias em tempo socialmente oportuno, etc.).

A sobrecarga horária leva o Assistente Operacional a trabalhar em ambiente de tensão, ansiedade, fadiga altera as atitudes e as condutas dos profissionais e consequentemente o doente é tratado de uma forma fria e impessoal.

Quando o Assistente Operacional se começar a sentir desorientado, indeciso, descrente, irritado, reduzir a qualidade do seu desempenho, começar a ter falta de atenção aos pormenores, quando mostra alguma ineficácia e algum desinteresse e absentismo...é um ALERTA de que algo de grave se está a passar na sua vida.

E afinal, o que é sobrecarga horária?

São todas as horas efectuadas para além das 35 ou 40 horas que estipulam os contratos de trabalho.

Conheço Assistentes Operacionais que chegam a fazer 70 a 80 horas de trabalho extraordinário, muitas vezes em turnos de 12 horas contínuas ( turno da manhã e turno da tarde), ou de 18 horas contínuas com o turno da tarde que engata no turno da noite e também trabalhar o turno da noite e continuar no mesmo serviço o turno da manhã, ou sejam, 18 horas sem descanso.

Esta situação demonstra bem de que os Assistentes Operacionais estão muitas vezes a trabalhar no limite máximo das suas capacidades. Tudo tem um tempo. Pontualmente tudo bem, por sistema, indicia má gestão dos recursos e eventualmente aproveito.

1 comentário:

Anónimo disse...

down to just significantly less than a ninety diploma angle
concerning your shins and thighs. Chiropractic treatment plans will enable the
system to recover alone.

Review my site; the flex mini reviews