26/04/07

UM DIA CHEGAMOS LÁ...

"Quantos de nós, trabalha com profissionais de outras categorias que exercem funções há muitos anos, apenas com a 4ªclasse e alguma formação específica, sem curso superior? Ou com curso superior, recém licenciados, que não sabem prestar cuidados aos doentes, quando iniciam a sua actividade? Não é o canudo que dá a competência ou apetência para determinada profissão, não há genes específicos, escolhidos para cada categoria. Todos temos capacidades, que se desenvolvem dependendo também das oportunidades. Não queremos ocupar o lugar dos outros. Apenas o nosso! A maioria das funções por nós desempenhadas foram atribuidas por quem, agora, se recusa a admitir que as executamos, e que não temos a intenção de o continuar a fazer na clandestinidade. Queremos que todos saibam que não somos os parentes pobres da saúde. Queremos ser reconhecidos, valorizados pelo nosso esforço e pelas múltiplas tarefas que desempenhamos.
Com união, trabalho e determinação, alcançaremos um dia, os nossos objectivos.
Termino com um pensamento:
"Se te entreteres a atirar pedras contra os cães que te ladram,
nunca mais chegas ao fim do caminho"

Autora do texto:Elisa Leite-H.G.S.A
in BITs.g.s. de 26/02/2006 nº3




6 comentários:

J.F disse...

Havemos de lá chegar todos... mas todos juntos.
Assim cada sector profissional da saúde se saiba comportar e mutuamente respeitar.

Tomei a liberdade de trasnscrever este e outro post no "Que Raio de Saúde a nossa"

Parabéns e continue com o seu Blogue.

Anónimo disse...

Creio que um dia chegarão lá (onde quer que seja), mas contudo tenho algumas perguntas:
- terá competências para identificar se um determinado profissional de saúde (enfermeiro, ou médico) está a desempenhar uma tarefa/actividade/técnica correctamente? É porventura enfermeiro, médico ou técnico de RX?
Ou será alguém como aqueles que descreve com "a 4ª classe ou sem curso superior"? Ou nenhum de ambos?
Por favor, respeitem se querem ser respeitados ou credibilizados.
Atenciosamente

Anónimo disse...

Se olharmos para a história, ela diz-nos que em 50 anos a Enfermagem deu um salto brutal.

Não tenho dúvidas que o mesmo possa acontecer com outras classes. Sempre achei que os AAM (que eu penso que se deveriam chamar Auxiliares de Acção em Saúde), deveriam ser mais respeitados do que aquilo que são (quer por médicos, enfermeiros, ou outros). Quantas vezes ouvimos enfermeiros queixarem-se que não são respeitados pelos médicos? E eu pergunto: todos os enfermeiros respeitam os AAM?

Penso que aos AAM não podemos negar o velho chavão de que "o céu é o limite". Portanto, acho apenas é que eles têm de trabalhar para isso. Têm de conquistar esse lugar (não há impossíveis!).

Em bom rigor, os enfermeiros são AAM, os médicos são AAM e os AAM são AAM. De igual modo, os médicos são auxiliares de acção de enfermagem (AAE), os AAM são AAE, e os enfermeiros são AAE. E também é verdade que os médicos são auxiliares dos AAM, os enfermeiros são auxiliares dos AAM, e os AAM são auxiliares dos AAM. Afinal, somos ou não somos uma equipa?

Hipócrates cedo terá "arranjado" os seus AAM. Não sei se foram ou não quem mais tarde deu origem aos enfermeiros. O que sei, é que os enfermeiros surgiram depois de Hipócrates. Penso que há quem veja os AAM de hoje como os enfermeiros de há 30 anos. Parece-me que os AAM de hoje se cansaram de ser os "AAM" e eles próprios querem ter os seus Auxiliares de Acção.

Não deixa de ser intrigante esta visão das coisas, mas penso que se enquadra perfeitamente numa lógica que outros seguiram (e se assim é, porquê estarmos agora a criticar os AAM). Não me admira que daqui a 50 anos (talvez menos), o curso de AAM seja um curso superior, e que haja o Bastonário (a) da Ordem dos AAM.

E a lição a tirar de tudo isto é simples: não devemos voltar-nos para os AAM como se de uns pobres coitados se tratassem. São pessoas como nós. Uns com mais ou menos conhecimentos é certo, mas todos são dignos como nós de aspirarem a ter uma função respeitada por todos (e nós sabemos que actualmente as coisas não são assim).

Estamos a assistir a um percurso de afirmação perante a sociedade por parte dos AAM. Uma questão que se nos vem à memória, é inevitavelmente esta: com a entrada de mais uma classe na equipa multidisciplinar, a abordagem holística do utente fica cada vez mais comprometida. Pois, ok! Mas não foi isso que os médicos, enfermeiros e outros fizeram?

A verdade é esta: os profissionais de saúde querem afirmar-se perante a sociedade (e isso é perfeitamente legítimo) só que, a dada altura, estão mais preocupados com questões de vínculo, com progressão na carreira, com o mestrado ou doutoramento... esquecendo a essência do seu trabalho: cuidar/tratar/ajudar as pessoas.

Estarão os profissionais de saúde de hoje mais preocupados com os utentes, ou mais preocupados consigo próprios?


Enfermeiro Silva & Cª

Anónimo disse...

Respeito honestamente, muito e como enfermeira, todos os aam com quem tenho trabalhado.São pessoas e profissionais muito dignos.
MAS, É MUITO SIMPLES DEIXAREM DE SER AUXILIARES DE ACÇÃO MÉDICA E PASSAREM A AUXILIARES DE ACÇÃO DE ENFERMAGEM.É SÓ ENTRAREM NA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM, VIRAM? É SIMPLES!!!!
UM ABRAÇO AMIGO.

Anónimo disse...

BEM SEI QUE O CURSO DE AUXILIAR DE ENFERMAGEM NÃO EXISTE DESDE 1975.
NÃO ERA ISSO QUE ESTAVA A REFERIR.
O QUE ESTAVA A QUERER DIZER É ISTO:
TUDO NUM HOSPITAL É ACÇÃO MÉDICA.
O QUE O MÉDICO FAZ DENTRO DE UM HOSPITAL É ACÇÃO MÉDICA, DENTRO DA SUA AREA EM RELAÇÃO AOS SEUS SABERES .
O QUE UM ENFERMEIRO FAZ NUM HOSPITAL É ACÇÃO MÉDICA DENTRO DA SUA AREA E DENTRO DOS SEUS SABERES.
O QUE O AUXILIAR DA ACÇÃO MÉDICA FAZ DENTRO DE UM HOSPITAL É ACÇÃO MÉDICA DENTRO DOS SEUS SABERES NA SUA AREA.
TAMBEM PARA OUTROS PROFISSIONAIS TUDO É ACÇÃO MÉDICA, PORQUE NÃO EXISTE SÓ ENF.MÉDICOS E AAM. DENTRO DE UMA INSTITUIÇÃO COMO UM HOSPITAL,TUDO É ACÇÃO MÉDICA PORQUE ESTÁ RELACIONADA COM A AREA CLINICA, DE UMA INSTITUIÇÃO.
AGORA QUANDO DIGO QUE PARA EXERCEREM LEGALMENTE ACÇÃO DE ENFERMAGEM, ENTREM POR FAVOR E REPITO, DENTRO DE UMA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM .
UM ABRAÇO AMIGO E RESPEITOSO.

Anónimo disse...

os enfermeiros são AAM, os médicos são AAM e os AAM são AAM. De igual modo, os médicos são auxiliares de acção de enfermagem (AAE), os AAM são AAE, e os enfermeiros são AAE. E também é verdade que os médicos são auxiliares dos AAM, os enfermeiros são auxiliares dos AAM, e os AAM são auxiliares dos AAM Esquizofrénico no minino....
da-see...
JPP