03/03/07

RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE


Recursos Humanos em Saúde
Escassez ou excesso?


"Não posso nem ninguém poderá dizer se há excesso ou escassez de profissionais no sector da saúde.
A falta de um sistema de informação sobre recursos humanos e a inexistência de um sistema de formação profissional, tem resultado uma aposta na formação sem identificar as necessidades do sistema.
A situação dos auxiliares de acção médica(AAM) no SNS, onde representam 22% dos profissionais de saúde, é uma profissão clandestina, dada a falta de um estatuto profissional e de um enquadramento da formação correspondente destes funcionários.
Aconteceu a alteração do perfil da profissão de enfermagem e o Ministério da Saúde tem que se preocupar com o conteúdo profissional destas pessoas, que participam no acto de saúde do cidadão que entra no hospital e é inexplicável que o terceiro grupo profissional das nossas instituições não tenham formação regulamentada".

Palavras ditas pela sra. Secretária de Estado Adjunta e da Saúde,Carmen Pignatelli, numa conferência organizada pela Associação Portuguesa dos Engenheiros da Saúde e pela Associação dos Médicos Gestores de Unidades de Saúde, realizada no ano de 2006.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ouvi um responsável da Associação, nas jornadas da Maia, aliás já ouvi noutras jornadas,afirmando que depois da Páscoa iam reunir com a drª....não me recordo do nome(?), pois até já havia um grupo formado para tal reunião, já teria novas informações acerca dos assistentes operacionais, o que é certo é que não foi mencionado o ano a que se referia. Está tudo, ou quase tudo, parado. Levar-me-há a pensar certos interesses por parte de alguém. Nós que, ao que dizem, fazemos tanta falta nos hospitais, mas é só para trabalhar independentemente do número de horas, mas quem se interesse por esta tão baixa categoria não vejo ninguém.
Não baixemos os braços.