10/03/11

DIA MUNDIAL DO RIM

   DIA MUNDIAL DO RIM

Hoje lembramos de uma forma especial os 400 a 600 milhões de adultos em todo o mundo atingidos pela doença renal crónica. Em Portugal, estima-se serem 800.000 pessoas e todos os anos surgem mais de 2000 novos casos de doentes em falência renal e a necessitarem de diálise,ou,nos casos em que é possível, de serem transplantados.
 Diz o Presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, Dr.Fernando Nolasco:
«A principal consequência das doenças dos rins é, evidentemente, a insuficiência renal, situação extremamente grave, porque provoca uma deficiente depuração do sangue e a retenção no organismo de resíduos tóxicos, cuja acumulação pode provocar graves problemas no metabolismo".

     
      No Dia Mundial do Rim venho felicitar todos os profissionais de saúde que diariamente apoiam, cuidam e animam os doentes renais, de modo particular os Assistentes Operacionais.

1 comentário:

Anónimo disse...

Livro “Saude 24 horas” – guia de saúde para todos com soluções e dicas para mais de 100 problemas de saúde, Gripe, constipações, febre, tosse, garganta inflamada, colesterol, tiróide, diarreia, obstipação, queimaduras, bebés, grávidas, contracepção, menstruação, disfunção, entre outros. Plataforma de apoio www.saude24horas.net. Deplanobooks editora.

www.saude24.net agora em livro, livro Saude 24 horas, de Carlos Edgar