05/03/11

ASSISTENTES OPERACIONAIS SURPEENDIDOS




"O Hospital de S. João, no Porto, recusa-se a pagar horas extras aos auxiliares de acção médica devido à "necessidade de efectuar cortes no orçamento". A ordem de serviço, à qual o CM teve acesso, diz que, a partir do dia 1 de Março, os recursos humanos do hospital estão proibidos de pagar horas extras àqueles funcionários.
ara garantir o equilíbrio económico e financeiro é necessário um esforço adicional na redução de encargos, pelo que haverá uma alteração nas necessidades dos assistentes operacionais", lê-se na ordem.
A notícia foi recebida com revolta por parte dos auxiliares que já têm a escala de trabalho para o mês de Março feita e já realizaram algumas horas extras depois do dia 1. Para além disso, a unidade hospitalar não dispõe de auxiliares suficientes, pelo que o futuro é uma incógnita.
"Ou os auxiliares vão ser forçados a trabalhar sem receber, ou então os doentes não vão ter os cuidados de que necessitam", explicou ao CM fonte hospitalar.
O Hospital de S. João dispõe de cerca de mil auxiliares, que cuidam da higiene diária dos doentes e lhes servem as refeições, entre outras tarefas. Em média, cada unidade necessita de ter ao seu dispor dez funcionários.
"As unidades não têm auxiliares suficientes, pelo que para terem os dez elementos ao seu dispor era necessário que muitas pessoas fizessem horas extraordinárias. Se agora não pagam, os auxiliares não vão trabalhar de graça. Muitos doentes nem vão ter quem lhes dê um copo de água durante a noite", acrescentou a mesma fonte. Os auxiliares de acção médica já tinham uma sobrecarga de trabalho diária, tendo que prestar funções em vários pisos do hospital quase em simultâneo.
"Há já pessoas que têm de trabalhar em três pisos, sem horas extras muitos serviços vão ficar sem auxiliares e quem sofre é o doente", acrescentou fonte hospitalar".
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/s-joao-nao-paga-horas-a-auxiliares


Sem comentários: