01/04/07

NOVO PRESIDENTE DO HSJ


O novo presidente do Conselho de Administração do Hospital S. João, Dr.António Ferreira, assumiu a "ambiciosa tarefa" de desenvolver uma gestão que acabe com a dependência desta unidade de saúde de "pequenos interesses pessoais".
"Comprometemo-nos
em levar a cabo a ambiciosa tarefa de tornar a gestão deste hospital numa questão de processos, liderados por pessoas, mas suficientemente autónomos, assentes em padrões organizativos de elevada qualidade e sustentados por critérios claros e transparentes, de forma a que a vida do hospital deixe de depender de pequenos interesses pessoais", afirmou.
António Ferreira, que foi director clínico do hospital entre Junho de 2005 e Março de 2006, discursava perante o ministro da Saúde, Correia de Campos, na cerimónia que assinalou a posse da nova administração hospitalar.
Na sua intervenção recordou que o caminho a seguir não vai começar agora, mas teve início há cerca de um ano e meio, com o anterior Conselho de Administração, liderado por José Eduardo Guimarães.
"Já ultrapassamos muitas ladeiras bem íngremes e já derrubamos muitas barreiras", salientou, destacando a implementação de "um conceito novo, original e único de organização clínica".
No mesmo sentido, António Ferreira pretende no seu mandato "promover uma verdadeira autonomização das Unidades Autónomas de Gestão (UAG), para que deixem de ser meros centros de responsabilidade de custos e se transformem em centros de responsabilidade integrada".
Nessa perspectiva, defendeu "uma gestão verdadeiramente autónoma e de proximidade que se associe a uma real e absoluta responsabilização".
Num balanço dos principais resultados obtidos a este nível nos últimos 18 meses, o novo presidente do HSJ salientou, entre outros, a redução de 39 por cento na taxa de infecção hospitalar, o alargamento da prescrição electrónica a 600 camas, o fim do papel na emissão dos resultados laboratoriais e a informatização da urgência.
António Ferreira considerou que o HSJ passou a ser uma unidade de "mente aberta" nas relações com parceiros e deu "alguns passos tímidos" no sentido de se tornar mais acolhedor e humano, destacando que todas as alterações ocorridas nos últimos 18 meses foram conseguidas "sem um queixume para o exterior e sem que se notasse qualquer manifestação de caos no hospital".
No seu longo discurso de posse, o novo presidente do HSJ destacou ainda os resultados "verdadeiramente excepcionais" alcançados em 2006, que se traduziram num aumento significativo de produção.
Nesse sentido, revelou, entre outros, aumentos de 108 por cento nas cirurgias adicionais, de 19,4 por cento nas cirurgias programadas e de 9 por cento nas cirurgias urgentes.
Por outro lado, disse, foi conseguida uma redução de 4,8 por cento nos gastos em medicamentos e os custos de horas extraordinárias caíram 21 por cento.
Em simultâneo, o HSJ manteve no ano passado o desenvolvimento em áreas em que é pioneiro ou referência a nível nacional e internacional, como a cirurgia da doença de Parkinson, o tratamento da incontinência urinária, as perturbações do sono ou o tratamento da dor crónica.
"Quebramos o mito da ingovernabilidade do HSJ e lançamos as bases para sustentar uma nova credibilidade e o renascer da autoconfiança tão abaladas nos últimos anos", frisou.
Para o futuro, António Ferreira prometeu privilegiar os serviços clínicos, defendendo que "todos os outros serviços têm a inalienável missão de servir com absoluta eficácia os serviços clínicos".
No seu discurso abordou ainda a delicada questão do registo electrónico das presenças, assegurando o fim do livro de ponto, que considerou ser "um método ultrapassado e inadequado a uma gestão moderna de recursos humanos".
"Não existe alternativa que não seja a substituição dos tradicionais livros de ponto", frisou, sem adiantar qual a solução que será implementada.
"Não vejamos neste assunto um Adamastor que nos ameaça, nem o encaremos como o Cabo das Tormentas que temos que dobrar, mas antes como o Cabo da Boa Esperança que nos abrirá caminho para uma mais correcta gestão de recursos humanos", afirmou.
A manutenção das infra-estruturas, a reformulação dos serviços social, de nutrição e de psicologia, a reforma dos serviços logísticos e farmacêuticos e a centralização dos laboratórios são outras medidas que a nova administração pretende implementar no HSJ.
Agência LUSA










Sem comentários: