26/01/17

AGUENTAR ATÉ QUANDO?





Horários de Trabalho dos Assistentes Operacionais

   As administrações hospitalares não têm funções legislativas mas executivas, por isso, não têm de inventar e impor leis que já estão aprovadas e publicadas em Diário da República, como é a lei do trabalho. É por demais evidente que ao não serem consultados os trabalhadores sobre as mudanças  nos horários de trabalho, como seja o início e fim dos turnos, só mostra uma falta de respeito pelos trabalhadores e que está a ter um preço ainda desconhecido por esta tomada de atitude.
   Está a tornar-se hábito contar com tolerância magnânima dos Assistentes Operacionais e mês após mês, os horários saem demasiadamente sobrecarregados, com jornadas de trabalho de 12, 13, e 14 horas consecutivas. Apesar das promessas de melhorias futuras, os horários e o tempo vai passando sem que nada de melhor aconteça e pior é que no mesmo hospital se permite a elaboração de escalas de turnos de duração diferente a trabalhadores que executam as mesmas tarefas e dentro das mesmas orgânicas estruturais.
   Basta de abusos!
   Andam a implantar uns encarregados que parece que não sabem e nem querem saber qual é o seu primeiro e principal papel, dando a entender que, a troco de um lugar de comando, rapidamente passaram uma esponja pelo seu passado e raramente vêm em defesa das leis e dos colegas. Convém lembrar a todos os que chefiam os Assistentes Operacionais e em particular àqueles que antes de mandar, também já executaram as mesmas tarefas, que têm a obrigação de saber e dar mostras de que sabem minimamente de que lado estão. E se estão do lado dos administradores, compactuando e aceitando ser mensageiros destes, não esperem que os tratemos como colegas; se estão do lado dos Assistentes Operacionais para fazer respeitar a sua carreira, desde o horário à sua função, têm de dar provas disso e não perdem nada, só têm a ganhar, se respeitarem as leis e as pessoas sob a sua alçada ou seja dignificando o seu posto de mando e ao grupo profissional dos Assistentes Profissionais, do qual todos fazemos parte.







2 comentários:

André disse...

Caro josnumar
Por interesse profissional, desde 2012 que muitos acompanho este blog, que considero um verdadeiro exemplo de serviço público.

Estou a realizar uma investigação académica sobre auxiliares e sei que o josnunmar tem alguns documentos e conhecimentos que me podem ajudar na pesquisa, pelo que gostaria de falar consigo (pessoalmente ou via e-mail).

Deixo-lhe o meu endereço e o pedido que me contacte com brevidade
cumprimentos
André Beja

andre.beja@ihmt.unl.pt

josnumar disse...

André, desculpe em não lhe ter respondido há mais tempo. Tenho estado doente e ultimamente desliguei um pouco este espaço. Hoje, 20 de Setembro vim aqui e li o seu apelo. Caso ainda tenha interesse deixo-lhe aqui o meu endereço de mail: josnumar@gmail.com
Um abraço