15/11/13

COMUNICADO ESCLARECEDOR


   Vós, alunos do Curso profissional Técnico Auxiliar de Saúde, que actualmente andais a frequentar nas escolas secundárias portuguesas e nas escolas profissionais, que opinião tendes formada quanto ao vosso futuro profissional?
   E vós, hoje Assistentes Operacionais, ex-Auxiliares de Acção Médica ( Auxiliares de Apoio e Vigilância, Auxiliares de Rouparia e Lavandaria, Auxiliares de Alimentação, Auxiliares Maqueiros, Auxiliares nos Internamentos...), a quem vos prometeram FORMAÇÃO e novos objectivos nas vossas carreiras, novos saberes e competências, baseados nos vossos ANOS de TRABALHO e muitas formações internas e participações em JORNADAS, CONGRESSOS organizados pela Associação dos Trabalhadores dos Serviços Gerais de Saúde, por grupos de Colegas auxiliares...que durante anos incentivaram a estas reuniões de formação e convívio, como vos sentis no dia a dia  nos vossos locais de trabalho, onde trabalhais com estagiários do novo curso TAS, com pessoas que no passado recente executavam tarefas de higiene e limpeza de instalações e hoje vestem a vossa farda para de manhã executar tarefas de Auxiliar de Acção Médica, incluindo banhos, ajudar na alimentação, recolha de urinas, levar e trazer processos, amostras de sangue e outros, para depois à tarde voltarem a vestir a fatiota de "técnicos auxiliares de limpeza", sendo que em ambas as funções quem lhes paga a é empresa de limpeza. Que tendes vós para dizer?
   HÁ QUE ESTAR ATENTOS. AFINAL A ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES DOS SERVIÇOS GERAIS DE SAÚDE NÃO ANDA A DORMIR. VISITA AQUI: http://www.atsgs.pt/
OU LÊ ESTE COMUNICADO:
http://www.atsgs.pt/UserFiles/File/Documentos/55/bit_-_novembro_2013.pdf

23 comentários:

Anónimo disse...


Quero felicitar o comunicado da Associação de Trabalhadores dos Serviços Gerais da Saúde sobre o Curso de Técnico Auxiliar de Saúde.
Noto que estão atentos e desde que os conheço, falam sempre verdade.
É pena que os Sindicatos não lhes sigam o rumo, pois esta é uma metodologia inteligente e de pressão sobre o Ministério da Saúde, para reconhecimento do Curso de TAS. Parabéns pois com este comunicado ficamos mais tranquilos quanto ao futuro.
Vocês são dignos de serem os nossos legítimos representantes nos Serviços Gerais.
Obrigado e continuem pois têm o nosso apoio cada vez maior.
O Boletim está um espectáculo pois em todos os artigos colocam a nu a canalha que nos governa. Obrigado pelo que estão a fazer pela nossa valorização profissional.

Anónimo disse...

Concordo na íntegra com o que dizes.
Vampiros, neoliberais,cães, pobrezinhos e outros títulos, aplicam-se na íntegra a estes tristes representantes do povo.
O comunicado é muito esclarecedor, para pais,alunos, escolas, administrações dos Hospitais, Ministro da Saúde e atuais Assistentes Operacionais que merecem valorização e conhecimento.
Obrigado à minha Associação.
BJS para todos.

josnumar disse...

Li o "Bit" da ATSGS e até concordo com aquele comunicado. Só estou pensativo numa coisa: ENTÃO O ACORDO DA ASSOCIAÇÃO QUANTO AOS ACTUAIS ASSISTENTES OPERACIONAIS para obterem a equivalência de TAS foi para aqueles que têm o 9ºAno e 12º ?
E os outros colegas?
Eu NUNCA ouvi fazer esta diferença, nos congressos ou jornadas nunca nenhum dos senhores oradores falou assim.Leiam o comunicado e depois digam a vossa opinião acerca deste assunto.

Anónimo disse...

Olá Josnumar.

Certamente andavas noutro mundo como o solitário, que morreu mas continua presente. Na verdade eu estive em poucos congressos e jornadas, mas sempre ouvi a Associação dizer na íntegra o que está no comunicado e que a meu ver é de excelente qualidade, pois sempre disseram que os actuais Assistentes Operacionais, (Ex.Auxiliares de Acção Médica) que tivessem o 9º ou 12º ano seriam integrados num processo de RVCC, tendo em conta a formação adquirida a regulamentar pelo Ministério da Saúde
Deves andar distraído, pois eu sempre ouvi dizer isto dos responsáveis da Associação.
Já agora dou-te um conselho:
Se não tens o 9º ou 12º ano, estás a tempo de o fazer e não estejas a complicar a vida de milhares de colegas.
Não leves a mal,gosto do teu blog, mas não sejas injusto.
"JOTA"

Anónimo disse...

O Jota tem razão.
Tu, josnumar parece que estás longe da verdade.
Podes criticar a Associação de que não sou associada, mas não tens o direito de dizer inverdades.
O que está no comunicado foi sempre o seu discurso e defesa.
Enfim, com pessoas como tu, nem nós nem a ATSGS podem fazer nada.
Sou seguidor do teu blog, mas o teu pensamento afasta os teus seguidores.Faz meia culpa e diz que foi um lapso a tua afirmação.
Furacão.

Anónimo disse...

Parabéns à ATSGS pela qualidade do seu boletim informativo.
Conheço todos os seus membros e todos dão a cara nos artigos de opinião devidamente assinados, defendendo a nossa classe e atacando de forma subtil aqueles que já ilegitimamente nos governam.
Para ti jonusmar, deixo um apelo com resposta imediata no teu blog.
Marca uma hora, um dia e um local para te conhecer e definir uma estratégia conjunta com os Assistentes Operacionais, para ser entregue à Associação e Sindicatos.
Bolinhas

Anónimo disse...

Anónimos e outros nomes que não dizem nada, não tenham medo de se identificarem tal como fazem os membros da Direcção da Associação.
Se assim fizerem, estão a dar um grande contributo para o nosso futuro. Assim não vamos a lado nenhum.
Deixem o vosso contacto que também deixarei o meu.
Assim no anonimato o que dizeis não vale de nada.
Aguardo os corajosos, já que coragem tem a nossa Associação dado que os textos que escrevem, estão identificados pelos seus autores.
Aguado resposta e depois me identificarei.Vou fazer o turno da noite e estarei vigilante neste site e blog.
Noite boa para todos.

Anónimo disse...

Colegas.
Li e reli várias vezes o Comunicado da Associação de Trabalhadores dos Serviços Gerais da Saúde.
Não quero estar na pele das escolas, dos pais,dos alunos, das administrações dos Hospitais, do Ministério da Saúde, pois tudo vai acabar nos tribunais.
Face ao comunicado, ninguem gosta de ser roubado, enganado e injustiçado.
Que todos assumam a sua responsabilidade.
Se o responsável deste blog se identificar eu também me identifico, hoje mesmo.
Até já...

Renata Afonso disse...

Por acaso, mas não é só por mero acaso, concordo com alguns comentários.Que é verdade que nos congressos/jornadas, e não foram poucas as vezes, porque, não por mero acaso, sempre que estive em jornadas/congressos o tema dos membros da direcção da associação já se tornava fastidioso por ser, não por mero acaso, em falarem sempre sobre a carreira dos ats. Mas, porque de facto, não por mero acaso, somos aquilo que somos e não por mero acaso andamos sempre distraídos. Não por mero acaso, recordo-me de um dos membros da direcção dizer que os assistentes operacionais não acabariam e manteriam as mesmas funções e seria, digo seria, criada a nova categoria de ats. É lógico, não por mero acaso, que quem não fizesse o rvcc continuaria como assistente operacional a não ser que, não por mero acaso, fosse de frosques. Quanto à qualidade do boletim informativo, não por mero acaso, é de louvar, mas também não sei o porquê da referência aos artigos de opinião serem assinados, aliás, não por mero acaso, por alguns momentos pensei que só os membros de direcção da associação tinham responsabilidade e espaço para serem colonistas no BIT. Não é por mero acaso, que não sou associada da atsgs, mas, vejo e ouço coisas que me fazem pensar "não percas tempo","de promessas está o mundo cheio", não é por mero acaso, "os cães ladram e a caravana passa", "onde está a nossa dignidade, eu acrescento dignidade da PESSOA HUMANA"? se na outra dignidade não nos sabemos comportar com o respeito pelo outro.
Acrescento:
"Se alguém se engana
Com seu ar dessisudo
E lhes "fecham"
As portas à chegada"

Anónimo disse...

Renata Afonso.

Se não és associada e não tens capacidade de compreender o comunicado da Associação, e o que têm dito em congressos e jornadas, estás errada, pois eles disseram sempre o mesmo.
O RVCC tem de ser aplicado aos atuais Assistentes Operacionais com o 9º ou 12º ano.
Se não o tens, vai fazê-lo.
É fácil criticar, mais difícil é propor alternativas à nossa categoria.
Eu sou sócia e acredito nos elementos da Direcção, porque não têm medo de dar a cara. Faz-te sócia.
Bolinhas

Anónimo disse...

Concordo com o/a Bolinhas.

Eu sou sócio da associação e sou crítico quando eles estão parados e não dizem nada, mas hoje dou o meu louvor deixando o benefício da dúvida, apesar de serem consistentes no discurso e intervenções públicas efectuadas.
O comunicado revela um sentido de grande responsabilidade.
Força Associação e não se desmotivem por quem não é associado e que querem continuar subordinados dos enfermeiros.
JOTA

josnumar disse...

Sou cidadão português, trabalho como Assistente Operacional num hospital do Serviço Nacional de Saúde desde 2004. Também sou sócio da ATSGS e sempre apoiei esta associação. Há muitos anos que o Vida de Auxiliar existe e vai continuar. Como autor do blog e cidadão, sou livre de escrever e de comentar como entendo, desde que não ofenda os leitores. Independentemente de quem sou e como eu penso, das minhas opiniões ou opções, não imponho a minha vontade, muito menos afirmo ser o dono da verdade. Ao contrário de alguns, nunca adormeci em congressos ou jornadas onde estive presente. Também os certificados obtidos foram porque lá estive, ouvi, perguntei, aprendi e saí sempre no fim.
Estão incomodados com as minhas dúvidas quanto ao futuro de muitos dos nossos colegas?
Eu não ando a dormir e no devido tempo dediquei-me à formação às minhas custas, pois de onde devia vir, era sempre mais importante assegurar o bom funcionamento do serviço.
Mas aguardem que esclarecimentos mais esclarecidos vos facultarei.

Anónimo disse...

josnusmar.

Tens toda a razão.
Tens dado um grande contributo á nossa Associação e a todos os trabalhadores dos Serviços Gerais.
Continua, pois tu és um verdadeiro solitário e lembra-te:
Os cães ladram e a caravana passa.
Bom trabalho,

josnumar disse...

A caravana passa, os comboios também. Mas os cães vivem na sua zona de conforto, apesar de estarem deitados em cima do bico do prego, ali ficam à espera de melhores dias ou de alguma migalha atirada por algum chefão que por ali passe. Como a dor é suportável, para quê sair de cima do bico? Mudar para onde? Mudar porquê? Está bem assim, deixa andar...
E ano após ano, a dor aumenta cada vez mais...

Renata Afonso disse...

Esta é só e mesmo só para Bolinhas e JOTA. Eu, sou a Renata Afonso e parece-me, tenho a certeza, de que quem não tem capacidade para compreender o "comunicado" da Associação são os dois.Eu repito, o que disse no meu anterior comentário, " Mas, porque de facto, não por mero acaso, somos aquilo que somos e não por mero acaso andamos sempre distraídos. Não por mero acaso, recordo-me de um dos membros da direcção dizer que os assistentes operacionais não acabariam e manteriam as mesmas funções e seria, digo seria, criada a nova categoria de ats"."Andamos sempre distraídos porque sempre foi dito por elementos da Associação,que seria criada a categoria de ats". Quero-vos dizer que tenho mais que o 12º ano, portanto não estou à espera de fazer o rvcc. Se já tendes o 12ª ano deve ter sido feito à mesa do café, pois, quanto a interpretação de texto sois de facto muito fracos.Eu passo a esclarecer-vos quando escrevo "o tema dos membros da direcção da associação já se tornava fastidioso por ser, não por mero acaso, em falarem sempre sobre a carreira dos ats", é por tantas vezes eles dizerem quais as condições para ser ats. Mas, porque de facto, não por mero acaso, somos aquilo que somos e não por mero acaso andamos sempre distraídos", distraídos porque sempre abordaram este tema e de maneira esclarecedora, que ao fim de tantos anos, ainda , alguém continua a pensar nos tempos que já lá vão... Dizei-me, em que parte do meu comentário faço qualquer tipo de ataque aos elementos da Associação. Já agora, aconselho-vos a ler a Portaria nº 1041/2010 de 7 de Outubro.Para o JOTA , qual é o comunicado referenciado na tua frase " O comunicado revela um sentido de grande responsabilidade"? Entendei-vos e não façais juízos de valor errados em relação a outros comentadores que têm o mesmo direito, liberdade e serem respeitados.

Rita Salema disse...

É só confusão. No hospital, onde passo o meu tempo, há estagiários ats. Já perguntei qual era a equivalência desse curso, resposta dos profes: Se frequentarem as 3100 horas o 12º ano. Vejo nesta embrulhada de comentários que para os actuais as. operacionais o curso é para os que têm o 9º e 12º ano. Quem já tem o 12ª ano vai fazer rvcc para ter um curso superior? Mais, refere algures na portaria 1041/2010 o seguinte:(a) Carga horária global não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação a gerir pela escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a optimizar a gestão modular e a formação em contexto de trabalho.
(b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira
no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.Ao que me parece o ensino básico é o seguinte: 1º Ciclo: 1º, 2º 3º e 4º Anos; 2º Ciclo: 5º e 6º Anos; 3º Ciclo: 7º, 8º e 9º Anos. O Ensino Secundário é constituído pelo: 10º ano, 11º ano 12º ano.
E esta he? Peço desculpa e penitencio-me mas não vejo em parte alguma na maldita portaria fazer referência ao 9º ou 12º ano.É certo que é um curso de formação profissional, mas os as. operacionais que têm o ensino básico e 20, 30, 40 anos de batente não têm curso mas têm experiência. Esta experiência vale o quê? será que tudo isto não está a ser mal conduzido e as informações dadas como? Como é possível Sua Ex.cia o Sr. Secretário de Estado da Saúde (doença) aprovar semelhante coisa. SOMOS MESMO pequenitos. Responda-me quem souber.Um abraço a todos e beijinhos às amigas.

Anónimo disse...

Sejam vampiros, sejam caes,a caravana vai passar.
A todos os participantes neste blog deixo as maiores saudaçoes pelo contributo que dao para a nossa carreira.
Aceito as divergências de opiniao porque estamos em democracia
dado que sao contributos positivos.
No entanto e apesar de ser sócia da Associaçao e para um maior fortelecimento do nosso setor profissional deveriam efetuar projetos cojunos com as Associaçoes Sindicais representativas dos trabalhadores dos Serviços Gerais.
Bjs

Anónimo disse...

Concordo.
O caminho a percorrer nao deve ser só da responsabilidade da ATSGS.
Faço um apelo:
Que a ATSGS e os Sindicatos se entendam e defendam um projeto conjunto para que o Ministério da Saúde regulamente e reconheça a profissao de Técnico Auxiliar de Saúde indo ao encontro da prática que exercemos em termos técnicos nas Instituiçoes de saúde.

Anónimo disse...

Boa noite a todas/os, que me responda quem souber:

Onde está a diferença das nossas actuais funções como assistentes operacionais e as que estão no perfil da portaria nº 1041/2010.Não durmam, tudo aquilo que a portaria diz já nós e há longos anos o fazemos.
Perfil de desempenho à saída do curso ats, ou seja o que diz a famigerada portaria:

- O técnico auxiliar de saúde é o profissional que, sob a orientação de profissionais de saúde com formação superior, auxilia na prestação de cuidados de saúde aos utentes, na recolha e transporte de amostras biológicas, na limpeza, higienização e transporte de roupas, materiais e equipamentos, na limpeza e higienização dos espaços e no apoio logístico e administrativo das diferentes unidades e serviços de saúde.

As actividades fundamentais a desempenhar por este profissional são:

- Auxiliar na prestação de cuidados aos utentes, de acordo com orientações do enfermeiro

- Ajudar o utente nas necessidades de eliminação e nos cuidados de higiene e conforto de acordo com orientações do enfermeiro

- Auxiliar o enfermeiro na prestação de cuidados de eliminação, nos cuidados de higiene e conforto ao utente e na realização de tratamentos a feridas e úlceras

- Auxiliar o enfermeiro na prestação de cuidados ao utente que vai fazer, ou fez, uma intervenção cirúrgica

- Auxiliar nas tarefas de alimentação e hidratação do utente, nomeadamente na preparação de refeições ligeiras ou suplementos alimentares e no acompanhamento durante as refeições

- Executar tarefas que exijam uma intervenção imediata e simultânea ao alerta do profissional de saúde

- Auxiliar na transferência, posicionamento e transporte do utente, que necessita de ajuda total ou parcial, de acordo com orientações do profissional de saúde

- Auxiliar nos cuidados post-mortem, de acordo com orientações do profissional de saúde

- Assegurar a limpeza, higienização e transporte de roupas, espaços, materiais e equipamentos, sob a orientação de profissional de saúde

- Assegurar a recolha, transporte, triagem e acondicionamento de roupa da unidade do utente, de acordo com normas e ou procedimentos definidos

- Efectuar a limpeza e higienização das instalações/superfícies da unidade do utente, e de outros espaços específicos, de acordo com normas e ou procedimentos definidos

- Efectuar a lavagem e desinfecção de material hoteleiro, material clínico e material de apoio clínico em local próprio, de acordo com normas e ou procedimentos definidos

- Assegurar o armazenamento e conservação adequada de material hoteleiro, material de apoio clínico e clínico de acordo com normas e ou procedimentos definido;

- Efectuar a lavagem (manual e mecânica) e desinfecção química, em local apropriado, de equipamentos do serviço, de acordo com normas e ou procedimentos definidos

- Recolher, lavar e acondicionar os materiais e equipamentos utilizados na lavagem e desinfecção, de acordo com normas e ou procedimentos definidos, para posterior recolha de serviço interna ou externa

- Assegurar a recolha, triagem, transporte e acondicionamento de resíduos hospitalares, garantindo o manuseamento e transporte adequado dos mesmos de acordo com procedimentos definidos

- Assegurar actividades de apoio ao funcionamento das diferentes unidades e serviços de saúde

- Efectuar a manutenção preventiva e reposição de material e equipamentos

- Efectuar o transporte de informação entre as diferentes unidades e serviços de prestação de cuidados de saúde

- Encaminhar os contactos telefónicos de acordo com normas e ou procedimentos definidos

- Encaminhar o utente, familiar e ou cuidador, de acordo com normas e ou procedimentos definidos

- Auxiliar o profissional de saúde na recolha de amostras biológicas e transporte para o serviço adequado, de acordo com normas e ou procedimentos definidos.

Até qualquer dia...

josnumar disse...

Há muitos anos que os AAM (Assistentes Operacionais)já fazem o que os TAS vão fazer. É verdade e não ando a dormir.
Então porque não há automaticamente a passagem de Assistente Operacional para TAS ?

Anónimo disse...

Camaradas, ninguém quer ver, ninguém quer ouvir. Alguns querem falar e não podem, outros, falam e nada dizem. Longe vão os tempos que, ainda, éramos alguma coisa.Tanta ilusão em alguns cérebros burgueses, eu, como sou do povo não terei, não tenho, nem nunca tive ilusões.Afinal, a que planeta pertencemos? Estamos a chegar à quadra natalícia e continuamos a dormir nas palhas douradas da manjedoura e a ser aquecidos pelo bafo do burrinho e da vaquinha.A palha está seca, a vaquinha já não dá leite e o burrinho já não tem força para levar a carga.
Até à queda, que será breve.

Anónimo disse...

Camarada.
Se todos pensarem como tu, estamos entregues à bicharada.
Talvez sejas um bicho que nada fizeste pela carreira,até porque não acredito que sejas Assistente Operacional, ou Ex.Auxiliar de Acção Médica.
Deves ser mais um ou uma que és subserviente aos poderes instalados e tens vergonha da tua carreira e eventualmente és um ou uma das que tem vergonha de dar a cara.
A nossa profissão é muito dignificante e podes crer que brevemente seremos obrigatoriamente reconhecidos. Tu já não aguentas a pedalada. Dou-te um conselho:
Deixa-nos seguir o rumo da nossa Associação, pois continuo a acreditar no seu trabalho, pois se não são eles a defenderem a nossa carreira, quem o faz por nós?
Tu não és de certeza, pois estás conformado/a com os poderes instalados que querem fazer de nós os parentes pobres da saúde.
Se o meu comentário é ofensivo, desculpa, se não é , aguardo a tua resposta...
Resistir é o contrário de desistir.
Eu vou resistir.

Anónimo disse...

Camarada anónimo de 11.12.13, se o teu comentário se dirige ao comentário anterior,deves "trabalhar" num hospital onde se lê mais o jornal do que te obrigam, repito obrigam, a trabalhar. Por acaso, no hospital onde trabalho estou entregue à BICHARADA. Digo-te que não sou "BICHO", mas tu talvez BICHA. Conselhos como o teu estou farta deles, pois já azedaram, estão podres.Não sei em que parte do meu comentário afirmei que a nossa carreira não era dignificante!Quero-te informar que não tenho vergonha da minha carreira e já estou nesta carreira há quase 40 anos e tive possibilidades de ir para outra, mas não quis.Vá lá, sou ignorante e não sei qual o significado de "subserviente aos poderes instalados", quero-te dizer, que nunca andei a beijar a mão da minha chefe. Não tenho qualquer tipo de "vergonha em dar a cara", mas o teu comentário, ao que me parece ou estarei a ver mal é anónimo. Sou, com grande orgulho ASSISTENTE OPERACIONAL, mas não "Ex.Auxiliar de Acção Médica". Nunca estive nem estarei conformada "com os poderes instalados que querem fazer de nós os parentes pobres da saúde", pois sempre estive na luta por uma carreira digna e de respeito. Quero-te perguntar, em que parte do meu comentário digo mal da associação, mas como sabes , mas se não sabes ficas a saber que a associação não tem poder reivindicativo, mas acredito no trabalho feito pela associação e que, felizmente, continua a fazer, mas acredita, atualmente, somos os parentes pobres da saúde. ,