23/11/10

SER ASSISTENTE OPERACIONAL TAMBÉM É ASSIM



7 comentários:

José Pedro Santos disse...

Para ser um bom Auxiliar de Acção Médica, não basta querer, é preciso nascer com o dom de de querer tratar bem os doentes. Não só é preciso formar mais, e melhores profissionais, como também ter o cuidado de seleccionar apenas aqueles que são realmente vocacionados para tal. Como já referi, é preciso ter o dom de bem tratar e cuidar.
Pena que o governo tenha congelado as contratações de pessoal qualificado, e passe a ir aos centros de emprego buscar pessoal, que para alem de não serem vocionados, não são sequer formados para tal. esse facto entristece-me por isso.

josnumar disse...

Concordo consigo, José Pedro. Há muito tempo que a ATSGS lutava para que os Auxiliares de Acção Médica ( agora chamados Assistentes Operacionais...)tivessem uma carreira e uma profissão bem regulamentada e bem definida em todas as áreas. Estes profissionais têm uma função importante nos estabelecimentos de saúde. Com uma formação séria, bem estruturada e aplicada, tenho a certeza que, tal como acontece com os enfermeiros, os auxiliares de saúde são muito melhor selecionados e o crivo de escolha é muito mais acertado. Apesar da falta de emprego, eu também por norma, não concordo que qualquer pessoa desempregada tenha perfil para exercer a função de Assistente Operacional. Em Portugal, pelo menos até este ano, as coisas funcionavam um pouco assim porque as entidades responsáveis não queriam mudar a situação. E os motivos são vários, mas os económicos são os principais. O dinheiro tem falado mais alto. Agora, já saiu em Portaria, as escolas têm a oportunidade de ajudar a mudar a situação com a criação do curso profissional "Técnico Auxiliar de Saúde" que deve começar a ser leccionado no próximo ano lectivo. Esperamos a ver o que vai acontecer.

Sandra Araújo disse...

Olá, gostaria de saber onde encontrou o respectivo vídeo com o fim de utilizar num trabalho do curso de enfermagem.
Fico à espera de uma resposta.
Com os melhores cumprimentos.

Sandra Araújo

José Pedro Santos disse...

Olá Sandra!
Este video enontra-se hospedado aqui neste blog, http://vidadeauxiliar.blogspot.com e intitula-se...
"Ser assistente Operacional Também é assim" creio que o pode visulizar sempre que queira mas não sei se permite a cópia do mesmo.

josnumar disse...

Olá Sandra. O Vídeo está no site da SIC. Obrigado pela visita e coninue com o Bijoux.

Anónimo disse...

komo fazer para ser assistente operacional num hospital?

José Pedro Santos disse...

Existem muitas empresas que fazem a formação de Auxiliares, mas é preciso ter cuidado, porque muitas empresas cobram muito dinheiro e não dão uma formação adequada. Tente saber junto aos Centros de Emprego e Formação Profissional. Mas lembre-se de uma coisa muito importante, nenhuma formação lhe oferece o gosto pela profissão, antes de fazer alguma formação e gastar o seu tempo e dinheiro, certifique-se de que realmente é o que gosta. Se realmente gosta deste trabalho, então força e seja bem vinda ao mundo dos Auxiliares, Abraço