08/01/07

TELEMEDICINA



Ciência,Tecnologia e Saúde



A partir de agora é possível melhorar substancialmente a qualidade de vida de pacientes crónicos com necessidades de acompanhamento médico, reduzindo custos. Através de uma aplicação denominada ‘VitalMobile’, desenvolvida em Portugal pelo Serviço de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) numa parceria com a UltraPonto, os doentes com necessidade de ventilação mecânica domiciliária poderão ser vigiadas pelo seu médico, necessitando para isso, unicamente, de um telemóvel de última geração.
De acordo com a FMUP, o ‘VitalMobile’ é o resultado de mais de dois anos de Investigação e Desenvolvimento com recurso às últimas tecnologias de Comunicações e Informática, no sentido de desenvolver um sistema que responda às necessidades de informação médica remota de pacientes crónicos.
Através deste sistema, um paciente que tinha obrigatoriamente de estar no Hospital para poder ser permanentemente monitorizado, pode agora sê-lo em casa, no trabalho, na escola, em deslocação ou qualquer outro local onde possa ser utilizado um telemóvel, o que confere autonomia aos pacientes e aumenta a sua qualidade de vida.
Note-se que o número de doentes neuromusculares com necessidade de ventilação mecânica domiciliária (VMD) tem vindo a aumentar. Contudo, o apoio respiratório domiciliário não é suficiente nestes doentes, o que motivou a equipa de investigadores a desenvolver um sistema para seguir estes doentes com recurso a uma plataforma de monitorização móvel da oximetria (medição da saturação de oxigénio) do pulso, associada à possibilidade de vídeo-chamada e vigilância da mecânica ventilatória.
A FMUP e a UltraPonto iniciaram agora mais uma fase deste projecto-piloto para adequação e afinação deste sistema de controlo médico à distância de doentes com patologia neuromuscular e insuficiência respiratória. O projecto final consiste na monitorização mediante um telemóvel de última geração e os sensores apropriados que recolherão os níveis de oxigénio, a frequência cardíaca e outros dados pertinentes para avaliação clínica, transmitindo-os continuamente aos servidores ‘VitalMobile’ preparados para o efeito. Esta informação estará assim disponível ao staff médico, a qualquer hora e em qualquer lugar, via PortalWeb seguro, através de um computador com ligação à Internet.
O Serviço de Pneumologia da Faculdade de Medicina do Porto tem sido pioneiro em Portugal na implementação de novas tecnologias de apoio respiratório domiciliário em doentes com insuficiência respiratória crónica.
A UltraPonto é uma empresa sedeada em Lisboa, fundada em 2001, de capitais nacionais e que se dedica desde esse ano ao desenvolvimento de sistemas Integrados de Informação em Medicina e Gestão com recurso às ultimas tecnologias de Informação e Comunicações.

Sem comentários: