12/02/14

TÉCNICO(A) AUXILIAR DE SAÚDE E O FUTURO

Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, Braga, explica neste vídeo o que é o Curso Técnico Auxiliar de Saúde:

++
Decorreu no dia de hoje 16 de dezembro de 2013, no Instituto de Emprego da Madeira (IP-RAM), a entrega de certificados referentes ao curso de Técnico (a) Auxiliar de Saúde aos primeiros profissionais deste género a adquirirem este tipo de formação na Região Autónoma da Madeira:


+++



++++
Os estagiários do Curso Técnico Auxiliar de Saúde, da Escola Profissional Cristovão Colombo em estágio profissional(em contexto de trabalho):


+++++

Turma 10ºAno do Curso Técnico Auxiliar de Saúde, da Escola Secundária Santa Maria Maior, Viana do Castelo, em visita à Unidade de Autoclavagem do Such ( Gaia ):



++++++
Alunos do 11º ano da Escola Secundária Avelar Brotero, do curso 'Técnico de Auxiliar de Saúde', visitaram a Idealmed no âmbito da disciplina 'Higiene, Segurança e Cuidados Gerais'. A visita dos alunos do 11º ano foi acompanhada pelas Coordenadoras de Enfermagem, Enfª Noémia Sousa e Enfª Paula Sares, e pelo Fisioterapeuta da Idealmed, Rui Duarte, que apresentaram as instalações da UHC e realizaram alguns exemplos práticos da actividade nesta Unidade Hospitalar. Técnicas de transferência de doentes, posicionamento e uso adequado de auxiliares de marcha foram algumas das áreas abordadas na componente prática da visita. Os coordenadores da visita explicaram ainda aos alunos algumas noções teóricas sobre os resíduos hospitalares e sobre as consequências da imobilidade do doente:
Que futuro os espera ?
Que futuro para os actuais Assistentes Operacionais?

9 comentários:

Anónimo disse...

O que acabei de ver é vergonhoso. Lamento que os pais destes alunos não estejam informados, dado que este curso não é reconhecido pelo Ministério da Saúde.
Quando terminarem o curso, só tem um destino " desemprego".
Fica um conselho a pais e filhos:
Vão aos Hospitais e perguntem qual é o futuro destes jovens enganados e se o curso é reconhecido pela tutela(MS).
Quanto às escolas e seus mentores / professores, sejam verdadeiros e sinceros.Portugal e os Portugueses já tem um Governo aldrabão e vigarista. Infelizmente há escolas que seguem o seu caminho.Tenham vergonha, ética e moral e digam aos vossos alunos:
O Curso está regulamentado pelo Ministério da Educação, mas não é reconhecido pelo Ministério da Saúde.
Pais e alunos. Vocês são vítimas de uma vigarice. Este curso não tem qualquer saída, pois um dia que tenham a remota possibilidade de entrar para uma Instituição de Saúde, entram como Assistentes Operacionais e ordenado mínimo, sem qualquer reconhecimento do curso e dinheiro que gastaram.
Os Pais e alunos estejam atentos porque estão a ser enganados.
Os enfermeiros que se dediquem à sua função, mas felizmente que nas Instituições de Saúde já não têm lugar e dedicam-se a ser formadores de profissão sem futuro.
As escolas vão ser objecto de investigação muito brevemente.
Gostava que o josnusmar disse-se algo sobre o meu comentário.
Termino como comecei. Tudo o que vi, é insultuoso, mentiroso e uma grande vigarice.
Voltarei a dar a minha opinião, quando estas escolas e estes professorinhos sejam investigadas.
Até breve....

josnumar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Olá josnumar.
Não estás equivocado quanto ao reconhecimento deste curso de TAS pelo Ministério da Saúde?
A nossa Associação diz que não é reconhecido nem regulamentado pelo Ministério da Saúde, mas sim pelo Ministério da Educação.
Afinal quem fala verdade, tu ou a Associação?
Gostava deste esclarecimento da tua parte, ou por parte da Associação ou dos Sindicatos.
Subscrevo o que dizes assim como do anónimo que gostava de conhecer?
Sabe muito e toca em todas as feridas que podem ser mortíferas para quem quer ganhar dinheiro não olhando a meios...
BJS
Lolita

josnumar disse...

Tens razão Lolita, o Curso dos Técnicos Auxiliares de Saúde não está ainda reconhecido legalmente pelo Ministério da Saúde. Vou corrigir, pois foi distração ao escrever. Obrigada pela chamada de atenção.

josnumar disse...

CORRECÇÃO DO MEU COMENTÁRIO:
Por não concordar com o que se está a passar é que inseri este "post". Nas escolas secundárias do Ministério da Educação, desde Outubro de 2010,em muitas dessas escolas,o Curso Técnico Auxiliar de Saúde é apresentado como uma das ofertas formativas para os alunos a partir do 9ºAno. O TAS é uma das profissões homologados pela Agência Nacional de Qualificações,...mas não está aprovada pelo MINISTÉRIO DA SAÚDE do nosso país, apesar de ter sido aceite pela ACSS (Administração Central dos Serviços de Saúde ). A ATSGS ( Associação dos Trabalhadores dos Serviços Gerais de Saúde ) em seu tempo e de boa fé, assumiu e respeitou todos os compromissos que na altura devida foram solenemente escritos e assinados. Também a seu tempo,esta associação emitiu um comunicado para informar a sua posição em relação aos Técnicos Auxiliares de Saúde e aos actuais Assistentes Operacionais. Diariamente somos confrontados com autênticos atropelos e as várias administrações dos hospitais do SNS desrespeitam as indicações da ACSS e os compromissos então assumidos. Parece que o importante é preencher as insuficiências dos recursos humanos, seja de que forma for. Estou a ficar preocupado com o presente e com o futuro deste grupo de profissionais que tanto se dedicam nos seus locais de trabalho e estão cada vez mais a ser impedidos de se constituirem como profissionais de saúde com valor, com mérito e cujas tarefas por eles exercidas são, sem qualquer vaidade, indispensáveis para a melhoria da saúde de quem necessita dela e aos estabelecimentos prestadores de cuidados acorrem.
Para onde queremos caminhar?

Anónimo disse...

Obrigada Josnumar.

Vamos continuar a lutar pelo reconhecimento e regulamentação das nossas funções pelo Ministério da Saúde.
Aproveito para deixar um apelo a nossa Associação:
Aproveitem os atos eleitorais que se seguem, para que o Ministério da Saúde assuma de uma vez por todas, aquilo que acordou e deixou publicar em Portaria do Ministério da Educação, assim como tudo o que foi acordado pela ACSS e MS no que ao TAS diz respeito.
Quanto às vigarices das Escolas,aos professores/ enfermeiros pagos por todos nós e aos Conselhos de Administração que pactuam com procedimentos errados, compete à Inspecção Geral das Atividades em saúde averiguar.
Esta é uma situação muito grave, onde escolas, professores, e algumas instituições de saúde não cumprem a Lei.
Os prevaricadores têm que ser punidos.
ACSS, MS, estão à espera de quê?
Os Ex. Auxiliares de Acção Médica, Atuais Assistentes Operacionais, vão paralisar brevemente as Instituições de Saúde, enquanto não for reconhecida e regulamentada a nossa função e reconhecimento como Técnicos Auxiliares de Saúde.
Nós fazemos parte integrante dessas equipas do SNS, e sem nós elas não funcionam.
Não olhem só para médicos, técnicos e enfermeiros, pois na equipa somos tão importantes e necessários como eles.
A Associação passa atualmente por um processo eleitoral. Espero que os novos Orgãos Sociais quando eleitos, continuem os caminhos dos seus antecessores batendo-se pelo reconhecimento das nossas funções e eu e milhares estaremos do vosso lado para que o objetivo de TAS seja conseguido, mesmo recorrendo à paralisação dos Hospitais.
A união faz a força e nós temos que estar unidos, porque unidos venceremos.
Força Josnumar, força Associação, força assistentes Operacionais.
BJS
Lolita

vai de retro satanás disse...

Depois de um dia de trabalho a minha cabeça lembrou-se reflectir sobre as imagens deste blogger. 1.ª imagem, alunos a utilizarem o microscópio. São investigadores ATS? 2.ª imagem, por ventura, alguém a enganar alguém,(entrega de certificados de quê?).3.ª imagem, provavelmente é o melhor que se leva da vida quando se anda a tirar o tal curso de ATS. 4.ª imagem, alegria no rosto dos estagiários ATS, mas se repararem há um ser humano adulto e uma câmara a controlar as vossas pegadas. 5.ª imagem, a hospitalidade enquanto se tira o curso, depois se verá. 6.ª imagem, continua a alegria, mas alguns já começam a sentir nos ombros o que os espera, pois já se encontram amparados uns nos outros e meios tortos.7.ª imagem, que futuro os espera? Observem os rostos dos formadores. Onde estão os sorrisos?

congress disse...

Estamos a divulgar o CONGRESSO NACIONAL DE ASSITENTES OPERACINAIS/TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE.
Para aceder à página do evento aceda a www.riacongress.com
Obrigado.

Anónimo disse...

OLA AMIGOS
FIZ A INSCRIÇÃO NO CONGRESSO ... ALGUÉM SABE ONDE TEM FOTOS DOS CONGRESSOS ANTERIORES ? OU PAGINA DO FACEBOOK SOBRE INFORMAÇÕES SOBRE O MESMO....DESDE JÁ AGRADEÇO