03/03/12

ASSISTENTES OPERACIONAIS EM CONGRESSO

Fórum da Maia: XIV Congresso dos Assistentes Operacionais do Norte

      Realizou-se pelo 14º ano consecutivo, no Fórum da Maia,   o XIV Congresso dos Assistentes Operacionais do Norte, mais uma vez organizado pelo colega Fernando Sousa. Como vem sendo hábito, a ATSGS (Associação Trabalhadores Serviços Gerais de Saúde,    http://www.atsgs.pt/   ,                       
 marcou presença e colaborou, bem como outras entidades.Com uma sala bem composta, com pessoas vindas de diversos lugares do país, na sua maioria profissionais adultos que  já exercem a função de Assistente Operacional há alguns anos, este ano e pela primeira vez, partticiparam neste encontro jovens que estão a frequentar nas escolas secundárias e profissionais o recente curso profissional de "Técnico Auxiliar de Saúde". É de louvar a abertura e a disponibilidade oferecida por parte da organização deste congresso por ter aberto as portas a estes jovens, pois, os livros não explicam tudo acerca desta especificidade de pessoas que trabalham na área da saúde.
 Talvez num próximo encontro os organizadores se mostrassem ainda mais receptivos à participação desta gente nova, por exemplo, dando-lhes também a oportunidade e o tempo de intervirem nos temas do encontro com cartazes, palestras ou outras formas de expressão. Mesmo estudantes, novos e irrequietos, têm riquezas que podem e devem partilhar com os mais experientes.
   O tema deste XIV Congresso foi dedicado à formação do Assistente Operacional:
   "Desenvolvimento Pessoal e Profissinal"
   Todos os oradores mostraram excelentes trabalhos e quem ainda tinha dúvidas da falta de conhecimentos e competências dos Assistentes Operacionais, este congresso provou que estes profissionais têm iniciativa, têm competências e sabem trabalhar com outros profissionais para o bem estar dos utentes dos serviços de saúde.

9 comentários:

MARGARIDA MENDES disse...

BOM DIA A TODOS
EU ESTIVE PRESENTE NO CONGRESSO DA MAIA,QUERO AQUI EXPRESSAR OS MEUS PRABENS À ORGANIZAÇÃO EM ESPECIAL AO SR. FERNANDO SOUSA PELO SEU EMPENHO E PELO SEU TRABALHO.MUITOS PARABENS.MARGARIDA MENDES

Maria disse...

Concordo consigo quando diz que os jovens técnicos auxiliares de saúde devem ser chamados a intervir durante o congresso. Aliás essa situação chegou a estar prevista, no entanto por qualquer motivo que desconhecemos nem sequer foram mencionados, nem nos foi dada qualquer explicação para o assunto. Se nos arrependemos de ter participado, não. Consideramos até que foi muito importante esta participação, no entanto não sentimos por parte da organização, nem da associação, nem do sindicato, qualquer simpatia pelo curso nem pelos jovens presentes na sala. E eles não foram acarinhados, como provavelmente esperavam, como futuros colegas dos profissionais presentes. Conversando com eles fica um pouco a ideia que eles se sentiram distanciados de uma grande parte destes A.O.

Anónimo disse...

Quero tambem deixar aqui os parabéns alem do excelente trabalho que o Fernando Sousa continua a fazer pela qualidade dos temas apresentados este ano e pelo programa do congresso. Penso que os parabens se devem tambem estender a uma pessoa que o tem ajudado bastante, refiro-me ao Sr. Enfermeiro Vitor. Esperamos continuar a contar com a qualidade que demosntraram este ano. Obrigado

CAROL disse...

EU ESTIVE PRESENTE E SINCERAMENTE ESTES DITOS CONGRESSOS NÃO TRAZEM NADA DE NOVO,SÃO APRESENTADOS TRABALHOS INTERESSANTES MAS NÃO PASSA DISSO.GOSTAVA DE MAIS DIALOGO CONSTRUTIVO E INFORMATIVOTAMBEM.QUANTO AOS FUTUROS COLEGAS SENTIRAM-SE DISTANCIADOS,CERTAMENTE VAI ACONTECER MUITAS VEZES, NÃO VOS DEIXEIS DESMORALIZAR,FORÇA.

josnumar disse...

Ainda bem que o Congresso dos Assistentes Operacionais está a ser comentado. Para o próximo a organização já me informou que os nossos colegas estudantes vão participar apresentando também uns trabalhos. É uma boa decisão e os actuais AO nada têm a temer quando estes jovens iniciarem a sua carreira profissional.

Anónimo disse...

O

Anónimo disse...

Bom dia colegas, companheiros/as e amigos.
Não se iludam, pois Paulo Taborda representa o passado.Foi degradante,reprovante e repugnante a sua má educação, impreparação e desconhecimento nas suas tristes intervenções no Congresso da Maia.
Onde esteve este senhor durante anos para defender a nossa carreira? Acreditem, ele é um dos principais culpados da nossa actual situação.Conheço-o bem e já estive do seu lado, não o nego.
Continua a viver do passado, do nosso futuro nada disse.É mal educado e devia ser banido do Sindicato que represento, pois com gente deste calibre, não vamos a lado algum.
Os representantes da ATSGS desde que os ouço, sempre tiveram um discurso uniforme, virado para o futuro com formação reconhecimento, valorização e certificação das nossas competências e profissão.
Acredito naqueles senhores, António Pinto e António Carvalhosa e estou confiante que com eles a profissão de Técnico Auxiliar de Saúde será uma realidade.
Conclusão:
Representante do Sindicato vive do passado sem futuro,demita-se pois é um grande favor para todos os sindicalistas e seus associados.
Representantes da ATSGS, não esquecem nem vivem do passado, mas pretendem e lutam por um futuro melhor para a nossa profissão.
Estão de parabens pela sua postura e intervenções que tiveram.
Quanto ao congresso foi melhor do que os anteriores, mas nada de especial.
Sou AO mas quero ser TAS.
Assistentes Operacionais, Auxiliares de Acção Médica, unidos venceremos.

Anónimo disse...

Boa noite.
Subscrevo na íntegra o comentário anterior.
É verdade que o representante do meu Sindicato não esteve à altura.
Quanto aos membros da Associação devem ser mais específicos quanto à profissão de Técnico Auxiliar de Saúde. Se esta profissão é para todos, ou só para alguns.
Gostava de ser mais esclarecida, facto que irei colocar à Direcção da ATSGS.
Para mim, o Congresso foi igual a tantos outros, pois não gostei de algumas intervenções onde incluo o Sr. Paulo Taborda e alguns meus colegas de profissão, pois melhor faziam ter ficado em casa.
Vamos continuar a lutar pela carreira de Técnico Auxiliar de Saúde.
O Sindicato e os seus novos representantes têm de estar unidos com a ATSGS, para em conjunto defenderem os nossos interesses.
Obrigado a todos e lutem pela nossa nova profissão.

Anónimo disse...

Ola a todos!
Chamo-me Jorge, e vou iniciar em Janeiro um Curso Técnico de Auxiliar de Saúde.
Tenha algumas pergunta/duvida sobre esta area. . . .
Será este um bom curso, um curso com futuro ???
Existe muitos homens nesta área ??

Peça ajuda a quem tenha experiência nesta area.

Obrigado