17/01/10

MUDAR PARA MELHOR





Para exercer a profissão de Assistente Operacional (  Axiliar de Acção Médica ) temos que gostar de trabalhar com muitas pessoas. O profissional tem que ser um grande ser humano, um ser humano que se emocione com o doente, que saiba sorrir sempre, mesmo que às vezes não consiga conter as lágrimas.
Regra geral, os auxiliares de acção médica, são pessoas simples, mas temos necessidade de aprender  e perceber aquilo que fazemos e ter a capacidade para mudar.
No nosso dia a dia é necessário observar os “pormenores”, especialmente no nosso ambiente de trabalho. O auxiliar de acção médica tem que perceber o que acontece no seu trabalho, pensar no que pode mudar, naquilo que pode ser diferente. É que se todos os dias fizermos as mesmas coisas, não podemos esperar obter resultados diferentes. Ou seja, se o dia de hoje foi igual ao dia de ontem, o de amanhã tem que ser diferente do de hoje.
O comodismo e a falta de criatividade impedem a mudança. É preciso sair da zona de conforto. Os doentes, hoje mais do que nunca, querem ser muito bem atendidos, querem mais atenção, querem cuidados especializados. O ambiente hospitalar está a modificar-se e as pessoas desejam que o nosso trabalho seja diferente daquilo que estão habituadas a ver nos hospitais.
O maior obstáculo que impede a mudança no comportamento do auxiliar de acção médica está muitas vezes na nossa cabeça. Para muitos de nós, tudo é difícil, tudo é perigoso, por isso resistimos a qualquer mudança nas nossas rotinas de trabalho. E o pior é que padecemos desse mesmo mal em casa.
Os auxiliares de acção médica já trabalham num ambiente de dor, de doença, logo, temos que fazer esse ambiente ficar diferente, ficar melhor. E muitas vezes, passa por cada um de nós trabalhar no serviço certo.




1 comentário:

GUETE disse...

Olá, quero em primeiro lugar desejar as melhoras e dar os meus parabêns ao seu blogue. Sou AAM no Hospital do Espirito Santo de Évora, serviço de cirurgia, gosto muito do meu trabalho, sou uma pessoa muito comunicativa e carecteriza-me um sorriso sempre no rosto. Tirei um curso de Auxiliar de Geriatria há já 15 anos no Centro de Formação e é nessa faixa etária que mais gosto de trabalhar. Bom ano para todos os colegas e muitaaa saúdeee e alegria