16/12/09

A HIGIENE DAS MÃOS




Higiene das mãos melhora nos hospitais

"Os profissionais de saúde estão a ter mais cuidado com as mãos, mas continua a ser preciso reforçar as condições para facilitar a higiene no local de trabalho.
Reduzir as infecções associadas aos cuidados de saúde é “o grande objectivo” da campanha nacional
de higiene das mãos, que quer aumentar a taxa de adesão de 65 para 75 por cento no próximo ano. “É preciso que a higiene das mãos faça parte da rotina dos profissionais de saúde”, referiu a a responsável pela Divisão de Segurança do Doente da Direcção-Geral de Saúde, Cristina Costa. A responsável reconheceu que o nível de consciencialização da importância da higiene das mãos aumentou com a pandemia de gripe,mas sublinhou que a questão já é“pertinente há séculos”. O problema é que “existe uma grande pressão para a higiene das mãos”, mas os profissionais de saúde tem uma carga de trabalho “muito elevada”, o que implica que sejam criadas “condições para facilitar a higiene no local de trabalho”, sustenta Cristina Costa".

Notícia tirada daqui:

http://www.globalnoticias.pt/gnpdf.pdf

Concordo com o que diz a Dra.Cristina Costa. É verdade que os profissionais de saúde, onde se incluem os Auxiliares de Acção Médica (ou Assistentes Operacionais ) temos uma carga de trabalho muito elevada. Também é verdade que as condições existentes em muitos dos estabelecimentos de saúde, não são as mais apropriadas para uma boa implementação de automatismos para a higienização das mãos cumprindo sempre os 5 passos essenciais. Ora é a torneira antiga, a localização incorrecta dos distribuidores de desinfectantes e as consequências que causam à pele das mãos pelo uso frequente...e com tanto trabalho a fazer, às vezes leva os profissionais ao não cumprimento dos 5 passos para uma boa e correcta higienização das  mãos.
   Mas a verdade é que os profissionais de saúde estão cada vez mais a trabalhar respeitando cada vez mais as normas recomendadas para a higienização das mãos.

Sem comentários: