09/06/09

PARA UM LOCAL DE TRABALHO MAIS SEGURO

Contentor demasiado cheio!



A prevenção de acidentes de trabalho constitui um objectivo comum a todos os profissionais. Os Auxiliares de Acção Médica, lidam diariamente com diversas situações que podem provocar um acidente.
Na origem de alguns acidentes estão muitas vezes implicados procedimentos com um risco acrescido para o profissional de saúde, pelo que é fundamental a sua substituição por procedimentos mais seguros.
Entre os procedimentos a evitar incluem-se o deficiente manuseamento com os contentores onde são colocados os produtos cortantes e perfurantes ( agulhas, lâminas, etc.). Para que estes produtos não sejam a origem de um acidente, o profissional sempre que manusear um contentor deve ter em conta alguns procedimentos:
- Montar bem o contentor ( alguns trazem a tampa separada da base e há que encaixá-la bem );
- Sempre que o conteúdo do contentor alcançar a "marca" inscrita nele como "limite de enchimento" deve ser substituido por outro. Ao fechar o contentor cheio deve-se ter cuidado redobrado e fechar devidamente a tampa. Depois devemos transportá-lo para o local próprio ( sala dos sujos, por exemplo ).

"Quanto teremos que fazer nesta terra em matéria de saúde e higiene tão pouco há feito! Curar e tratar enfermidades era outrora o único objectivo, hoje há o de prevenir as evitáveis."

Dr.Ricardo Jorge, 1928

Sem comentários: