07/10/06

FUTURO DOS AUXILIARES DE ACÇÃO MÉDICA

António Cotrim/Lusa (arquivo)

A ministra da saúde espera que o debate seja rico
Garantia da ministra Maria de Lurdes Rodrigues
Educação: administrativos e auxiliares "não têm razão para ficar preocupados"
Lusa
A ministra da Educação afirmou hoje que o pessoal administrativo e auxiliar do sector "não tem razões para ficar preocupado", apesar de um relatório da Comissão de Revisão do Sistema de Carreiras e Remunerações recomendar a contenção ou mesmo a redução do número de efectivos.

"É um estudo que propõe várias soluções para debate público. Espero que o debate seja rico. Não têm nenhum razão para ficarem preocupados", afirmou Maria de Lurdes Rodrigues, à margem de um seminário sobre bibliotecas escolares na Fundação Calouste Gulbenkian.

Segundo um relatório da Comissão de Revisão do Sistema de Carreiras e Remunerações (CRSCR), divulgado hoje, o sucesso da reforma da administração pública passa necessariamente pela contenção ou redução do número de efectivos em sectores decisivos como a Educação e Saúde.
A grande concentração de efectivos nas áreas do ensino e saúde (65 por cento do total de funcionários ao serviço da Administração Estatal) é apenas uma das várias razões que conduziu ao crescimento da despesa pública, considera a comissão presidida por Luís Sousa da Fábrica, que analisa os regimes de emprego na Administração Pública, assim como as carreiras e o sistema remuneratório.

"O sucesso de qualquer reforma mede-se acima de tudo pelos efeitos produzidos nos sectores decisivos da Educação e da Saúde e esses efeitos passam necessariamente pela contenção, ou até redução, do número de efectivos", refere o documento.

Sem comentários: