03/03/12

ASSISTENTES OPERACIONAIS EM CONGRESSO

Fórum da Maia: XIV Congresso dos Assistentes Operacionais do Norte

      Realizou-se pelo 14º ano consecutivo, no Fórum da Maia,   o XIV Congresso dos Assistentes Operacionais do Norte, mais uma vez organizado pelo colega Fernando Sousa. Como vem sendo hábito, a ATSGS (Associação Trabalhadores Serviços Gerais de Saúde,    http://www.atsgs.pt/   ,                       
 marcou presença e colaborou, bem como outras entidades.Com uma sala bem composta, com pessoas vindas de diversos lugares do país, na sua maioria profissionais adultos que  já exercem a função de Assistente Operacional há alguns anos, este ano e pela primeira vez, partticiparam neste encontro jovens que estão a frequentar nas escolas secundárias e profissionais o recente curso profissional de "Técnico Auxiliar de Saúde". É de louvar a abertura e a disponibilidade oferecida por parte da organização deste congresso por ter aberto as portas a estes jovens, pois, os livros não explicam tudo acerca desta especificidade de pessoas que trabalham na área da saúde.
 Talvez num próximo encontro os organizadores se mostrassem ainda mais receptivos à participação desta gente nova, por exemplo, dando-lhes também a oportunidade e o tempo de intervirem nos temas do encontro com cartazes, palestras ou outras formas de expressão. Mesmo estudantes, novos e irrequietos, têm riquezas que podem e devem partilhar com os mais experientes.
   O tema deste XIV Congresso foi dedicado à formação do Assistente Operacional:
   "Desenvolvimento Pessoal e Profissinal"
   Todos os oradores mostraram excelentes trabalhos e quem ainda tinha dúvidas da falta de conhecimentos e competências dos Assistentes Operacionais, este congresso provou que estes profissionais têm iniciativa, têm competências e sabem trabalhar com outros profissionais para o bem estar dos utentes dos serviços de saúde.

02/02/12

AS RELAÇÕES NO TRABALHO

   Nas nossas vidas vivemos situações que não podemos evitar, como por exemplo, as catástrofes naturais, o estado do tempo e até algumas doenças. O mesmo acontece com as relações humanas. No nosso local de trabalho também há encontros e relações que não podemos evitar, mesmo que sejam gente antipática e egoísta e andam constantemente a apontar os eros dos outros.
   A inveja e a maledicência no trabalho está presente nas pessoas que se acham superiores e os melhores profissionais. Ninguém fica satisfeito quando é criticado em público ou lhe apontam alguns erros, principalmente quando nem sequer lhe dão tempo para explicar as suas atitudes. E mesmo quando essas críticas nos pareçam injustas, devemos manter a calma e não cairmos no erro de nos vingarmos.
   Os outros são responsáveis pelo que dizem e também pelo que fazemou não fazem. Eu sou responsável pela forma como reajo quando me criticam. Eles criticam e a reacção é minha. E discutir não muda nada, mesmo o desejo de querer vencer a discussão. E querer vencer todas as discussões é correr o risco de perder o mais importante na vida: a amizade e a confiança das pessoas que trabalham connosco. Só os fracos e os ignorantes discutem e ameaçam. Os inteligentes e os fortes optam pela não-violência nas relações com os outros. E a não - violência não é fugir aos problemas ou ficar indiferente ou mostrar medo e submissão passiva aos nossos erros. É uma reacção corajosa e que nos permite resolver as discussões de forma pacífica.
   Um Assistente Operacional honesto e responsável não se deve deixar possuir pelo desejo de contra-atacar. Deve sim, dar atenção às observações alheias, mesmo quando são desfavoráveis, quando elas vêm de pessoas que nos merecem crédito.
   Qualquer um de nós se pode zangar e expressar a irritação que o consome. É até saudável desabafar, mas não podemos soltar a língua e dizer tudo o que nos vai na alma, em frente de qualquer um, seja um colega, ou um superior hierárquico, sem medirmos as palavras e os seus efeitos. Através do diálogo, deve defender com firmeza os seus pontos de vista. Mas acima de tudo, aprender com os outros e aproveitar as críticas para se conhecer melhor e corrigir os próprios erros.
   A calma e a serenidade de não respondermos à letra às observações duras de outro colega é uma atitude digna e superior que acalma e moraliza quem nos está a provocar.
   Cada um de nós é, primeiro, uma pessoa e depois um Assistente Operacional. E estamos em permanente construção, não somos um modelo acabado, todos temos faltas e limitações e todos nós esperamos receber compreensão, tolerância e apoio para melhorar a nossa atitude. Mas muitas vezes usamos lentes de aumento para observar os actos dos outros e apontar os seus erros e esquecemo-nos  de usar um espelho para ver os nossos.  
   É importante distinguir as pessoas e as suas ideias. As ideias podemos discuti-las com quem as tem, mas não podemos discutir pessoas, devemos respeitá-las.
  "A melhor maneira de ganhar uma discussão é evitá-la" escreveu Dale Carnegie.

21/01/12

O SEU A SEU DONO




"O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) do Porto obrigou o Hospital de S. João a pagar a 30 funcionárias o diferencial entre o que auferiram e o que deviam ter recebido durante sete anos, informou hoje fonte sindical.
Após entregar a exploração da cantina a privados, em abril de 2000, o hospital colocou as funcionárias, até então adstritas ao serviço, em funções de auxiliares de ação médica, mas só lhes pagou como tal a partir de 15 de novembro de 2007, altura em que formalizou as respetivas reclassificações, sublinhou o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Norte, na ação intentada no TAF.

Na sua sentença, proferida terça-feira e hoje facultada à Agência Lusa, o Tribunal Administrativo e Fiscal condenou o hospital-réu a reconhecer o direito das trabalhadoras às categorias em que foram reclassificados e ao pagamento das remunerações associadas ao desempenho dessas funções desde abril de 2000".

 Por Lusa

17/01/12

CONGRESSO DOS ASSISTENTES OPERACIONAIS


                                 SAIBA MAIS INFORMAÇÃO NA PÁGINA DO FACEBOOK

16/12/11

ORDEM DOS ENFERMEIROS ELEGERAM BASTONÁRIO

Enfermeiro Germano Couto

   Enfermeiro Germano Couto é o novo Bastonário dos Enfermeiros. Natural da Maia, actual presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros desde 2008, é licenciado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica.
   Com a sua candidatura "Enfermagem Primeiro" enfermeiro Germano Couto ganhou as eleições para bastonário da Ordem dos Enfermeiros até 2015.

01/12/11

CONGRESSO DOS ASSISTENTES OPERACIONAIS DO NORTE

XIV CONGRESSO 
 Maia 2 de Março 2012
 

ASSISTENTES OPERACIONAIS REUNEM-SE NO FÓRUM DA MAIA.
Lembrem-se: a cadeira que  cada um ocupar significa que quem se sentar nela é que tem a oportunidade de ouvir, aprender, dialogar e entusiasmar todos os colegas para um Dia o Reconhecimento seja sentido e visível nas nossas profissões.
PARTICIPA! INSCREVE-TE.

COMPETÊNCIAS E SABERES

A IMPORTÂNCIA DOS PORMENORES


 
Foto 1


Foto 2

   As duas fotografias parecem iguais, mas na realidade não o são. Em ambas vemos um contentor usado nos hospitais, centros de saúde e outros estabelecimentos que prestam cuidados de saúde aos seus utentes.  Os assistentes operacionais são os profissionais que mais vezes transportam estes contentores até ao sítio dos "SUJOS", "LIXOS" ou seja, o local onde se depositam os lixos da unidade de saúde.
   Olhando para as duas fotografias digam-me lá que diferenças encontram?

15/11/11

EM BUSCA DA EXCELÊNCIA



Os Assistentes Operacionais, que trabalham na área da saúde,  tem direito a ser tratados com dignidade. As leis laborais devem servir para fazer respeitar os seus direitos e clarificar os seus deveres, bem como ter em conta as suas dificuldades.
Os Assistentes Operacionais são um dos grupos profissionais que lidam com os doentes. É urgente e fundamental que os Assistentes Operacionais, a sua maioria com remunerações muito baixas, sejam um grupo mais reconhecido e com uma imagem mais dignificante. Nos últimos anos, os diversos governos refugiaram-se nas políticas economicistas e só têm criado dificuldades no trabalho dos assistentes operacionais. Embora se diga que há muitos assistentes operacionais, a verdade é que nos hospitais há falta destes profissionais, principalmente nos serviços de internamento. Por vezes, a falta destes elementos em número suficiente faz diminuir a qualidade do seu trabalho. Há tarefas que deviam ser levadas a cabo com mais tempo, com mais cuidados e como o tempo não pára, por vezes, os assistentes operacionais têm que dar à perna o melhor que sabem e podem.
Actualmente os Assistentes Operacionais já não são só mulheres. Também há muitos homens que exercem as mesmas tarefas das mulheres, mesmo nos serviços de internamento. Eles, sabem tão bem como elas, utilizar a esfregona para limpar corredores, enfermarias e limpar o que precisa de ser limpo.
Os Assistentes Operacionais estão a entrar numa fase de mudanças na organização das suas carreiras. Há necessidade de dignificar este grupo profissional e dar formação adequada é um começo. Lembro que está já aprovada e reconhecida pela Agência Nacional de Qualificações, a profissão dos Técnicos Auxiliares de Saúde. Este ano, muitas escolas portuguesas iniciaram a oferta do curso profissional de “Técnico Auxiliar de Saúde” que tem a duração de três anos, incluindo um estágio prático.A essa melhoria de formação deve-se juntar uma melhor remuneração, mais baseada nas qualidades de cada profissional, nas suas qualidades humanas, na sua vontade e intuição.  O tempo da mão-de-obra barata deve passar à história. Os Assistentes Operacionais devem manifestar-se contra as formas de trabalho que implicam a desumanização e perda de competência ou que nos impedem a possibilidade de formação. Os actuais Assistentes Operacionais aguardam a regulamentação da sua profissão tendo em vista também verem reconhecidas as suas competências e dessa forma poderem também ser portadores da respectiva “caderneta  profissional”.
Está a terminar o ano de 2011 e outro vem aí. Vai ser um ano de muitas mudanças no que diz respeito às carreiras e vínculos dos profissionais de saúde. Os Assistentes Operacionais vão também estar na baila e ninguém ainda sabe como vão ficar quanto às suas profissões, mas alguma coisa vai acontecer. Tudo o que seja para melhorar, profissionalizar, humanizar e reconhecer o valor dos Assistentes Operacionais é por nós bem recebido.

08/10/11

CUIDADOS NAS ESCOLHAS

Foto copiada daqui:
http://www.accaomedica.centroips.com.pt

O Governo português publicou esta Portaria:

Portaria n.º 1 041/2010, de 7 de Outubro (Diário da República-I Série, N.º 195) 

Este ano escolar, 2011/2012, as escolas portuguesas dando cumprimento a esta Portaria, planearam e estão a leccionar um novo curso a que lhe chamaram "Técnico Auxiliar de Saúde". No blogue "Doutor Enfermeiro" encontrei este alerta e realmente já não há paciência  para  burlas embuçadas
em que muitos jovens podem cair. Consultem, leiam e comparem os planos de estudos dos dois cursos.

29/07/11

TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE:CURSO PROFISSIONAL ARRANCA EM FORÇA EM 2011



O Curso profissional "Técnico Auxiliar de Saúde" está aí. E o Regulamento dos actuais Assistentes Operacionais é aprovado quando? Aqui apresento uma pequena lista de escolas que este ano vão iniciar este curso profissional. Vale a pena consultar alguns destes "links" um pouco escolhidos ao acaso e por todo o Continente.

Santo Tirso:
http://www.esec-d-dinis.rcts.pt/dmdocuments/PROF-tecnico%20auxiliar%20saude.pdf 
 Vila Nova de Cerveira:
http://www.eb23s-vnovacerveira.edu.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=448&Itemid=256
 Castelo Branco, Lisboa, Paderne,Albufeira, Crato, Vila Real
http://www.epar.edu.pt/index.php/tecnico-auxiliar-de-saude
 Santa Maria da Feira:
 http://www.eb23-d-moises-alves-pinho.rcts.pt/cur_profissionais.php#CPSaude
Vila Nova de Famalicão:
http://w.espbs.net/index.php/pre-inscricoes-20112012
Coimbra:
http://esb3-ddiniscoimbra.ccems.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=138&Itemid=115
Guarda:
http://www.esaag.pt/files/Profissional_11_12.pdf
Portimão:
http://www.esmtg.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=142&Itemid=165
Maia (Porto):
http://www.secundario.maiadigital.pt/MDE/Internet/PT/Secundario/Escolas/SecundariaAguasSantas/OfertaCurricular/Cursos+Profissionais/Auxiliar+de+Sa%C3%BAde.htm
Algarve:
http://www.esla.edu.pt/portal/images/stories/OfertaFormativa/Oferta%20Formativa_2011_2012/Folhetos_Cursos/Folheto%20Curso%20Prof.%20TAuxSaude.pdf
Leça da Palmeira:
http://esbn.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=33:tecnico-auxiliar-de-saude&catid=28:oferta-formativa-cursos-profissionais&Itemid=71

21/06/11

RESÍDUOS HOSPITALARES

   O actual regime jurídico de gestão de resíduos, o artigo 3º do Decreto Lei nº178/2006, define resíduo hospitalar como:
"O resíduo hospitalar resultante de actividades médicas desenvolvidas em unidades de prestação de cuidados de saúde, em actividades de formação, diagnóstico, tratamento, reabilitação e investigação, relacionadas com seres humanos ou animais, em farmácias, em actividades médico-legais, de ensino e em quaisquer outras que envolvam procedimentos  invasivos, tais como acupunturas, piercings e tatuagens".

   Num estudo levado a cabo pela Entidade Reguladora da Saúde, a situação em que se encontram as unidades de saúde quanto à recolha e gestão de resíduos hospitalares, revela que a situação é preocupante.
   O estudo aponta para um desempenho "claramente deficiente" no que se refere aos riscos para os profissionais que manipulam resíduos hospitalares e que se limitam, em grande parte dos casos, a usar só luvas. Há também o problema de se efectuar o transporte de resíduos durante as horas de presença de público e através dos mesmos espaços, como sejam os corredores e elevadores. Estas anomalias já não acontecem nas unidades de saúde privadas.
   O estudo da ERS aconselha mais informação, mais sensibilização e mais formação dos profissionais directamente envolvidos na produção, recolha e tratamento destes resíduos.

09/06/11

TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS

    Terminou o I Circuito de Orientação de Precisão. A última prova foi organizada pelo Hospital da Prelada, no Porto e pelo Grupo Desportivo dos 4 Caminhos. Importante foi o papel do Núcleo de Desporto Adaptado do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do hospital.
   Quero dar os parabéns pela iniciativa. São eventos como este que contribuem para uma melhor integração das pessoas nesta sociedade em que vivemos.
    Lanço daqui um repto ao enfermeiro Victor Lopes: para o ano convide o Hospital de São João a participar neste circuito.

03/04/11

RELATÓRIO IGAS

O relatório está publicado. Observem os gráficos e interpretem os dados mostrados.



28/03/11

PARAR, PENSAR E ESCOLHER O CAMINHO CERTO

  
   Quando recebo em casa o BITsgs, o Boletim informativo da Associação dos Trabalhadores dos Serviços Gerais de Saúde ( talvez seja de pensar noutro nome ) gosto sempre de o ler. O Solitário tem escrito por diversas vezes e sempre com palavras fortes e duras. A verdade é que não conheço e nem tenho conhecimento que alguma vez algum assistente operacional congressista militante o tenha desmentido.
   Há dias recebi o BIT sgs deste mês de Março e não resisto a transcrever parte do artigo escrito pelo SOLITÁRIO:
   "...voltei com toda a minha força, determinação e convicção, para dizer o que sinto, falar do que vi e dizer o que não gostei. Andei por aí e como diz o cantor, “eu fui a todas” e sempre estive com os seus organizadores, considerando-os uns verdadeiros artistas e lá diz o velho ditado “zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades”. Eu descobri coisas impensáveis, inimagináveis, conversei com os actores, filmei e gravei conversas que julgavam secretas e confidenciais, pois é, vocês estavam com o Solitário em corpo e alma. Cuidem-se, pois brevemente vamos ter um WIKILEAKS à Portuguesa.
   Eu vi palmas e palminhas, ilusionistas, malabaristas, palhaços, que com o seu aspecto comediante, têm lugar em qualquer circo ou teatro deste País. Vi sorteios, rifas, rifinhas, cabazes, danças e cantares, concursos para os melhores trabalhos, cujos prémios foram atribuídos, com recurso a métodos fraudulentos.
  Vi certificados que se vendiam para colegas que estavam ausentes e colocados nas pastas dos inscritos, antes da sessão de abertura.
   Eu vi lágrimas derramadas em rostos de colegas humildes e simples que quando viam determinados trabalhos, apresentados por quem não tem capacidade, nem competência para os poder apresentar, ferindo de morte os seus sentimentos.
   Momentos houve, em que cheguei a pensar: será que estou numas jornadas, num congresso, ou num velório com tanta lágrima derramada!
   Só que num velório há respeito pelo morto, ali não havia respeito por ninguém.
   Isto não é formação, a isto chama-se engano, deformação e incompetência, ou novelas de baixo nível.
   Caros colegas e amigos Assistentes Operacionais, não se deixem enganar, pois este tipo  de formação / deformação / novelas com choradinho à mistura, não vos serve de nada, muito menos para Técnico Auxiliar de Saúde. Acreditem no Solitário, porque falo a verdade e só a verdade incomoda muita gente. Eu gosto muito de vós.
   Por tudo o que vi e descrevi, pensei na frase de Jesus Cristo, quando estava prestes a morrer, crucificado numa cruz pelos seus malfeitores e que disse:
   “Meu Deus, Meu Deus, perdoai-lhes porque eles não sabem o que fazem”.
   Gostei das intervenções da Associação dos Trabalhadores dos Serviços Gerais da Saúde, o Solitário foi um dos seus principais críticos, mas tenho que reconhecer que errei, pois são colegas com larga experiência, sabem do que falam, acreditam no que dizem, são convictos e determinados, demonstrando empenho e motivação na vossa valorização e qualificação profissional. Inspiram-me confiança.
   No entanto, peço-lhes para serem o pólo aglutinador e para não se deixarem aglutinar, se assim não fizerem, pode ser uma fatalidade, pois os tais de que falei, o que pretendem, é servir-se do vosso estatuto, para que com a vossa presença, alcancem o sucesso o conhecimento e reconhecimento, para atingir outros fins.
   O Solitário vai andar por aí, mais atento do que nunca, mas sempre com a sua querida e velha máquina fotográfica, o seu velho gravador, para a qualquer momento denunciar, alguns que sabem de tudo, mas nada de formação, qualificação e valorização profissional".
                                                                                             OIRATILOS
In BIT sgs ano 13, nº13 2011.03.02

   Aguardemos pela BOMBA.
 

27/03/11

PRESSÃO SOBRE OS ASSISTENTES OPERACIONAIS EM BRAGA

   Os Assistentes Operacionais ( ex-auxiliares de acção médica ) do Hospital de S. Marcos, em Braga, saíram à rua e mostraram o seu descontentamento e a suas preocupações face ao seu futuro profissional. O novo Hospital de Braga está para abrir brevemente e a administração está a pressionar todos os profissionais que trabalham no actual hospital a celebrarem um contrato individual de trabalho para continuarem a exercer as suas funções no novo hospital.
   A Escala Braga ( Grupo Mello ) que vai gerir a nova unidade hospitalar, tem vindo a propor a alteração dos contratos. É um assunto extremamente delicado. Os assistentes operacionais, alguns com duas dezenas de anos de trabalho e outros com mais, sentem uma enorme preocupação e injustiça as propostas que lhes estão a ser apresentadas. 

10/03/11

DIA MUNDIAL DO RIM

   DIA MUNDIAL DO RIM

Hoje lembramos de uma forma especial os 400 a 600 milhões de adultos em todo o mundo atingidos pela doença renal crónica. Em Portugal, estima-se serem 800.000 pessoas e todos os anos surgem mais de 2000 novos casos de doentes em falência renal e a necessitarem de diálise,ou,nos casos em que é possível, de serem transplantados.
 Diz o Presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, Dr.Fernando Nolasco:
«A principal consequência das doenças dos rins é, evidentemente, a insuficiência renal, situação extremamente grave, porque provoca uma deficiente depuração do sangue e a retenção no organismo de resíduos tóxicos, cuja acumulação pode provocar graves problemas no metabolismo".

     
      No Dia Mundial do Rim venho felicitar todos os profissionais de saúde que diariamente apoiam, cuidam e animam os doentes renais, de modo particular os Assistentes Operacionais.

05/03/11

ASSISTENTES OPERACIONAIS SURPEENDIDOS




"O Hospital de S. João, no Porto, recusa-se a pagar horas extras aos auxiliares de acção médica devido à "necessidade de efectuar cortes no orçamento". A ordem de serviço, à qual o CM teve acesso, diz que, a partir do dia 1 de Março, os recursos humanos do hospital estão proibidos de pagar horas extras àqueles funcionários.
ara garantir o equilíbrio económico e financeiro é necessário um esforço adicional na redução de encargos, pelo que haverá uma alteração nas necessidades dos assistentes operacionais", lê-se na ordem.
A notícia foi recebida com revolta por parte dos auxiliares que já têm a escala de trabalho para o mês de Março feita e já realizaram algumas horas extras depois do dia 1. Para além disso, a unidade hospitalar não dispõe de auxiliares suficientes, pelo que o futuro é uma incógnita.
"Ou os auxiliares vão ser forçados a trabalhar sem receber, ou então os doentes não vão ter os cuidados de que necessitam", explicou ao CM fonte hospitalar.
O Hospital de S. João dispõe de cerca de mil auxiliares, que cuidam da higiene diária dos doentes e lhes servem as refeições, entre outras tarefas. Em média, cada unidade necessita de ter ao seu dispor dez funcionários.
"As unidades não têm auxiliares suficientes, pelo que para terem os dez elementos ao seu dispor era necessário que muitas pessoas fizessem horas extraordinárias. Se agora não pagam, os auxiliares não vão trabalhar de graça. Muitos doentes nem vão ter quem lhes dê um copo de água durante a noite", acrescentou a mesma fonte. Os auxiliares de acção médica já tinham uma sobrecarga de trabalho diária, tendo que prestar funções em vários pisos do hospital quase em simultâneo.
"Há já pessoas que têm de trabalhar em três pisos, sem horas extras muitos serviços vão ficar sem auxiliares e quem sofre é o doente", acrescentou fonte hospitalar".
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/s-joao-nao-paga-horas-a-auxiliares


03/03/11

PENDURAR A FARDA


   Como vai a nossa vida...
   O Governo necessita de dinheiro para pagar as asneiras que faz. Este ano está mesmo com vontade de espremer até ao tutano os portugueses, mas com excepções, como já vão ver.
   O SNS está a ficar sem muitos profissionais e os médicos são a classe que mais está a debandar. Uns reformam-se e outros ainda vão aceitando continuar a trabalhar, embora reformados. Mas depois de experimentarem e se viverem a experiência que o Dr.João Décio Ferreira viveu, acredito que farão o mesmo que este cirurgião fez. Mas vamos à história que li  hoje:
" Após 41 anos de descontos e 65 anos de idade reformei-me. Fiquei com uma só reforma calculada a partir dos descontos que fiz nesses 41 anos. Outros, coitados, como acontece com algumas pessoas importantes em Portugal, que toda a gente conhece, devem ter descontado 80 ou mesmo 120 anos para ter direito a duas ou três reformas. Tenho recebido assim todos os meses na minha conta bancária 1911,99 € líquidos desde que me reformei em 24 de Junho de 2009. Agora parece que vai ser reduzido para, voluntariamente obrigado, contribuir para pagar o buraco do BPN, as segundas e terceiras reformas milionárias de alguns importantes, os "brinquedos" das Forças Armadas, as mordomias dos políticos tão necessários ao país, como todos sabem".
   E o doutor cirurgião continuou a escrever e disse mais isto:
"Após a reforma, ainda trabalhei quase dois anos no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, tendo aceitado a proposta para não deixar os doentes desamparados e dar tempo para preparar um sucessor. Só que o interno da especialidade ainda tem dois anos pela frente...".
  
   Acontece que o nosso doutor, agora teve tempo para olhar para os recibos, fez as contas e chegou à conclusão que "o Ministério da Saúde não venha dizer que criou um regime excepcional para voltar a contratar os reformados de áreas necessárias para o SNS, quando o que propõe é 6€ à hora brutos, valor que qualquer mulher-a-dias recebe mais e que é um valor que qualquer pessoa minimamente na posse das suas faculdades psíquicas tem vergonha de propor. Não me parece que qualquer licenciado e ainda por cima no topo da sua carreira profissional permita ser assim tão achincalhado.Há limites que a própria honra impõe".

 E que fez o cirurgião? Pendurou a farda no cabide.

E que dizer dos Assistentes Operacionais a receber ordenados inferiores a 500 € (base de 487,46), para pagar um mês de renda de casa ( ou empréstimo ), água, luz, telefone, transportes, despesas escolares, de saúde e como não nos servem comida de graça, temos que ainda pagar a alimentação. Poderão alguns também pensar no lucro das horas extraordinárias...mas tristemente cheguei à mesma conclusão do doutor cirurgião. É demasiado pouco para o trabalho exercido, para a sobrecarga de horas de trabalho e ainda por cima o senhor IRS vem buscar a parte dele.
Já me apeteceu também pendurar a farda, mas necessito do pouco que recebo como Assistente Operacional.