Fórum da Maia: XIV Congresso dos Assistentes Operacionais do Norte
Realizou-se pelo 14º ano consecutivo, no Fórum da Maia, o XIV Congresso dos Assistentes Operacionais do Norte, mais uma vez organizado pelo colega Fernando Sousa. Como vem sendo hábito, a ATSGS (Associação Trabalhadores Serviços Gerais de Saúde, http://www.atsgs.pt/ ,
marcou presença e colaborou, bem como outras entidades.Com uma sala bem composta, com pessoas vindas de diversos lugares do país, na sua maioria profissionais adultos que já exercem a função de Assistente Operacional há alguns anos, este ano e pela primeira vez, partticiparam neste encontro jovens que estão a frequentar nas escolas secundárias e profissionais o recente curso profissional de "Técnico Auxiliar de Saúde". É de louvar a abertura e a disponibilidade oferecida por parte da organização deste congresso por ter aberto as portas a estes jovens, pois, os livros não explicam tudo acerca desta especificidade de pessoas que trabalham na área da saúde.
Talvez num próximo encontro os organizadores se mostrassem ainda mais receptivos à participação desta gente nova, por exemplo, dando-lhes também a oportunidade e o tempo de intervirem nos temas do encontro com cartazes, palestras ou outras formas de expressão. Mesmo estudantes, novos e irrequietos, têm riquezas que podem e devem partilhar com os mais experientes.
O tema deste XIV Congresso foi dedicado à formação do Assistente Operacional:
"Desenvolvimento Pessoal e Profissinal"
marcou presença e colaborou, bem como outras entidades.Com uma sala bem composta, com pessoas vindas de diversos lugares do país, na sua maioria profissionais adultos que já exercem a função de Assistente Operacional há alguns anos, este ano e pela primeira vez, partticiparam neste encontro jovens que estão a frequentar nas escolas secundárias e profissionais o recente curso profissional de "Técnico Auxiliar de Saúde". É de louvar a abertura e a disponibilidade oferecida por parte da organização deste congresso por ter aberto as portas a estes jovens, pois, os livros não explicam tudo acerca desta especificidade de pessoas que trabalham na área da saúde.
Talvez num próximo encontro os organizadores se mostrassem ainda mais receptivos à participação desta gente nova, por exemplo, dando-lhes também a oportunidade e o tempo de intervirem nos temas do encontro com cartazes, palestras ou outras formas de expressão. Mesmo estudantes, novos e irrequietos, têm riquezas que podem e devem partilhar com os mais experientes.
O tema deste XIV Congresso foi dedicado à formação do Assistente Operacional:
"Desenvolvimento Pessoal e Profissinal"
Todos os oradores mostraram excelentes trabalhos e quem ainda tinha
dúvidas da falta de conhecimentos e competências dos Assistentes
Operacionais, este congresso provou que estes profissionais têm
iniciativa, têm competências e sabem trabalhar com outros profissionais
para o bem estar dos utentes dos serviços de saúde.















