02/02/11

FALAR DE FORMAÇÃO DOS ASSISTENTES OPERACIONAIS

 Enfermeira Isabel Ribeiro, H.S.João-Porto

       O trabalho apresentado pela enfermeira Isabel Ribeiro teve o título "Falar de Formação dos Assistentes Operacionais".
   Foi um trabalho muito bem apresentado, com o recurso ao PowerPoint composto por quadros simples, esclarecedores e assim conseguiu captar a atenção dos presentes na sala. 
   "Assistente Operacional, é um nome feio e frio" segundo as palavras da enfermeira Isabel Ribeiro. Mas também disse que o Assistente Operacional ( ex-Auxiliar de Acção Médica ), deve ter Postura, Arranjo Pessoal, Saber Comunicar e Exercer bem as suas Tarefas e zelar para que o ambiente hospitalar seja um motivo de orgulho pessoal e contribuir para o melhor bem estar dos doentes. Eis alguns dos quadros apresentados durante o trabalho:





   Um trabalho simples, com muito sumo e que devemos colocar em prática no nosso local de trabalho. O assunto tratado pela enfermeira Isabel Ribeiro não foi novidade, mas mesmo sendo do nosso conhecimento, por vezes esquecemo-nos de praticar estes ensinamentos.
   Em meu nome e de todos os Assistentes Operacionais deixo aqui expresso um louvor e um agradecimento à enfermeira Isabel Ribeiro pelos ensinamentos que nos ofereceu nesta jornada.

JORNADAS A FALAR DOS ASSISTENTES OPERACIONAIS

FALAR DE NÓS


Luís Gorgulho no H.S.João-Porto

   "Nós" foi o título do trabalho apresentado pelo Luís Gorgulho, nosso colega vindo do Hospital Garcia de Orta. 
   Segundo o Luís, falar de nós, implica falar do passado dos Auxiliares de Acção Médica e daqueles que nos antecederam, a quem até chamaram "criados". Nós pertencemos a uma classe profissional que ao longo dos anos tem demonstrado, que tem valor, valor profissional, humano e interessados em adquirir mais e melhores conhecimentos, sendo esta a razão de andar de mãos dadas com a Formação. É assim que melhor podemos desempenhar o nosso trabalho.
   Continuou o seu discurso e lembrou "os 30 colegas dos diversos pontos do país, que em 1999, com o seu próprio dinheiro fundaram a ATSGS(Associação dos Trabalhadores dos Serviços Gerais de Saúde) e que afinal temos história própria".
   
   E Falar de Nós? Porquê? Será necessário falar de nós....Obrigado Luís Gorgulho, tens orgulho em falar de nós a nós.
  

31/01/11

DESCULPAS

14/01/11

O QUE ELES FALAM DE NÓS

                          

               
«Os Assistentes Operacionais da Saúde são um importante alicerce das 
organizações prestadoras de cuidados e são indispensáveis, no âmbito de 
um sistema de responsabilidade e humanização dos cuidados de saúde.
   É de sublinhar que estes profissionais enfrentam de modo intenso as vivências 
de cada utente, muitas vezes com uma aproximação emocional, dando-lhes 
conforto através do estabelecimento de uma relação empática e de amizade, de modo a que se sintam num ambiente fraterno e solidário. Nessa
linha, a formação assume-se como elemento fulcral para a qualidade da 
prestação de cuidados, neste sentido o programa de formação que a 
Direcção Regional da Saúde desenvolve todos os anos, contempla acções de
formação em áreas específicas. São elas a prevenção e combate a 
incêndios, saúde e segurança no trabalho, suporte básico de vida e 
limpeza, bem como, higiene e desinfecção e, no corrente ano a 
humanização da relação com o doente e relações interpessoais e o utente. Ao
nível de acções de intervenção, isto é formação no local de trabalho,  
têm incidido na problemática do controlo da infecção. Actualmente,
o Serviço Regional de Saúde tem 1382 Assistentes Operacionais de Saúde,
dos quais 897 prestam serviço nos hospitais e 485 nas restantes 
unidades de saúde.»




                                      Drª.Sofia Duarte, Directora Regional da Saúde, na abertura do
 I Congresso dos Assistentes Operacionais da Saúde dos Açores, 2010


31/12/10

JORNADAS DOS A. OPERACIONAIS DO H.S.JOÃO

JORNADAS DOS A. OPERACIONAIS DO HOSPITAL DE SÃO JOÃO EPE
AULA MAGNA DA FACULDADE DO HOSPITAL
28 DE JANEIRO DE 2011
«VAMOS FALAR DE NÓS»
8h: Abertura do secretariado
9h: Sessão Solene de abertura
9h30: «A Doença Oncológica…como lidar enquanto AO»
Margarida Piteira,Ana Peralta- H. do Espírito Santo EPE de Évora
10h:«Nós» Luís Gorgulho- H.Garcia de Orta
10h30: «Falar de Formação dos AO» Enfa. Isabel Ribeiro- H. São João
11h: Café
11h30: «Temos Memória» Avelino Santos, H. São João
12h: Almoço
15h: « Falar de Nós» Laura Rocha- H. São João
15h30: «Falar de Futuro» António Pinto- Presidente da ATSGS
António Carvalhosa- Coordenador Nacional da ATSGS
17h30: «O Bem Estar de Alguém…» Luísa Figueiredo,Cristina
Barrambanas- H. da Misericórdia de Évora
18h: Encerramento e entrega dos Certificados
19h30: Jantar Convívio
Comissão Organizadora: Comissão Científica: Contactos:
Filipa Jesus António Pinto Filipa Jesus: 919568364
Marco André António Carvalhosa Marco André: 911116302
Laura Rocha Serafim Moreira Laura Rocha: 916540855

23/12/10

NATAL


Eu não escolhi os meus pais, muito menos o canto do mundo onde nasci. Durante a minha vida tenho amado os meus pais, a minha terra e pessoas que se vão cruzando comigo. É de novo Natal. De cada um de nós depende torná-lo, de facto e apesar de tudo, dia de Festa, Acolhedor, Partilhado, Agradecido e sobretudo, com muito Amor.
FELIZ NATAL!
Que as marcas e as boas recordações vos ajudem a enfrentar e a aceitar com coragem, disponibilidade e entusiasmo os grandes desafios do Novo Ano.
BOAS FESTAS para todos aqueles que trabalham em estabelecimentos de saúde, particularmente, aos assistentes operacionais que como eu, este ano vão estar a trabalhar.

22/12/10

A INTOLERÂNCIA NOS HOSPITAIS

Passear e comprar com tolerância do P.M. 
 O Primeiro decretou que os trabalhadores que exercem funções na administração central e nos institutos públicos, não vão trabalhar no próximo dia 24 de Dezembro e na tarde de 31 de Dezembro.
   Motivo: respeitar as deslocações para fora do local de residência.
   IMPORTANTE: excluem-se os serviços que tenham de funcionar por interesse público.
   Por outras palavras, a tolerância de ponto não abrange os Assistentes Operacionais que nestes dias trabalham nos hospitais, mais concretamente naqueles serviços que "por interesse público" têm de funcionar 365 dias, ou seja, sempre. Recordo alguns: urgências, internamentos, laboratórios, esterilização e alimentação, vigilância e portarias...e por vezes, há muitos assistentes operacionais que são chamados a trabalhar nestes dias porque um colega "entrou" de baixa médica. Enfim, por vezes tenho a sensação de que o espírito de Natal de algumas pessoas pura e simplesmente não é sentido e colocado em prática.
   Eu sou daqueles que vou trabalhar e sei que posso contar com o afecto e carinho daqueles que vão estar internados no serviço onde exerço as minhas funções.
 
  

19/12/10

AS FALTAS AO TRABALHO PORQUE SIM


     Trabalhar como Assistente Operacional dá muito trabalho e muitas dores de cabeça. As coisas ficam mais complicadas quando, numa altura como a que estamos a viver, há profissionais que de um momento para o outro, faltam ao trabalho por "motivos profissionais". Seja porque estão indispostos, sentem uma dor numa perna ou nas costas, transformam-se em justificação para faltarem ao trabalho e dessa forma estragarem completamente a alegria dos outros colegas de trabalho. Cheira a gato fedorento...com rabo de fora.

15/11/10

O TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE E O FUTURO

      Dada a importância do tema e a sua actualidade, penso ser importante divulgar alguns escritos que a ATSGS divulga no seu "Boletim Informativo" de Novembro. É desta publicação que retirei o texto que se segue, escrito por um colega nosso, Nelson Raleiras:
  
                              O TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE E O FUTURO
   "A publicação, em 29 de Agosto, no nº 32 do Boletim do Trabalho e Emprego do Perfil Profissional e do Referencial de Formação e, mais recentemente, através da Portaria 1041/2010, de 7  de Outubro, a criação do curso profissional daquela que virá a ser a nova profissão de Técnico Auxiliar de Saúde, veio reacender legítimas expectativas aos trabalhadores dos Serviços Gerais, principalmente aos ex-Auxiliares de Acção Médica.
   Recordemos que a última actualização operada às extintas carreiras dos Serviços Gerais, o D.L. 413/99, de 15 de Outubro, admitia no seu preâmbulo, que não era aquela a reestruturação necessária a estas carreiras e preconizava o início de negociações tendentes a esse objectivo para o ano 2000.
   Como se sabe, tal nunca aconteceu e, à estagnação destas carreiras, acabou por suceder a sua extinção, operada no âmbito das drásticas alterações introduzidas ao regime jurídico da Administração Pública, na sequência da publicação da Lei nº. 12-A/2008, de 27 de Fevereiro( Lei dos Vínculos, Carreiras e Remunerações).
   Estes profissionais transitaram para a então criada carreira de Assistente Operacional, o nível mais baixo do Regime Geral da A.P., um inacreditável retrocesso que os remeteu para situação idêntica à que detinham antes do 25 de Abril.
   Resolvida a questão da profissão, nada poderá justificar que, como todas as outras profissões da Saúde,-Médicos, Enfermeiros, Técnicos e Técnicos Superiores da Saúde -, não seja criada  uma carreira de regime especial integrando os novos profissionais. Tal constituiria uma discriminação totalmente inaceitável.
   Mas não basta sonhar. É imprescindível lutar. Será primeiro necessário que a nova profissão passe para o âmbito da  Administração Pública e que sejam criadas regras de transição para a mesma para os actuais Assistentes Operacionais que comprovem deter as necessárias competências.
   Na actual conjuntura serão muitos os argumentos, principalmente os de ordem orçamental, para não avançar com o processo.
   É essencial que os representantes dos trabalhadores, Associações e Sindicatos encontrem uma estratégia inteligente que supere e permita tornear os obstáculos, demonstrando ao poder político que a relação custo/benefício é totalmente favorável e apresentando aos trabalhadores propostas credíveis que os mobilizem para lutar pelo seu futuro e pela melhoria dos serviços prestados aos utentes do Serviço Nacional de Saúde."
  
   Nota: O Perfil Profissional e Referencial de Formação do "Técnico Auxiliar de Saúde" já foi publicado no
             Diário da República e a ATSGS teve um papel determinante. Agora, é necessário regulamentar e
             equiparar os Assistentes Operacionais.
CONSULTE O SITE DA ATSGS FAÇA-SE SÓCIO!!!

13/11/10

MERECE A PENA AJUDAR OS OUTROS?

   Dois homens, ambos muito doentes, encontravam-se internados na mesma enfermaria do hospital. A um deles era permitido sentar-se na sua cama uma hora após o almoço, para assim drenar melhor o líquido dos seus pulmões. A sua cama era mesmo ao lado da única janela da enfermaria. Já o outro senhor tinha que permanecer o dia todo deitado de barriga para cima e não lhe era permitido levantar-se da cama.
   O tempo era passado a conversar. Os dois homens falavam de mulheres, das suas famílias, lembravam as suas terras, as suas profissões, recordavam os locais onde tinham passado férias e também falavam de política e de futebol.
   À tarde, assim que o homem que estava junto à janela se sentava na cama, passava o tempo todo a descrever ao seu vizinho tudo aquilo que podia ver da janela. E o homem da outra cama já ansiava pela chegada desses momentos, durante os quais o seu mundo se ampliava e até se sentia mais bem disposto e mais animado com as coisas que aconteciam lá fora.
   A janela da enfermaria dava para um pequeno parque de árvores e com um lago maravilhoso, cheio de água limpa e calma, onde alguns cisnes brancos e patos brincavam aos mergulhos, enquanto as crianças se entretinham a dar-lhes umas migalhas de pão.Os namorados passeavam de mãos dadas e de vez enquanto beijavam-se por entre flores de muitas cores. Lá ao longe, por entre paredes e janelas, via-se a água do mar.
    O homem da janela descrevia isto tudo com um detalhe esquisito, enquanto o seu companheiro de quarto fechava os olhos e imaginava as idílicas cenas. Uma tarde de sol, o senhor da janela descreveu ao pormenor um desfile que estava a passar. Apesar do outro doente não ouvir a banda, via-os com os olhos da sua mente, exactamente como o descrevia o seu companheiro de enfermaria, com o uso das suas mágicas palavras.
   E passaram dias e semanas...Uma manhã, o Assistente Operacional entrou na enfermaria para os saudar e os ajudar nas suas higienes pessoais e encontrou com o corpo sem vida do homem da janela. Saiu melancólico e foi chamar o enfermeiro da sala para tratar do corpo.
   Tão depressa a unidade ficou livre, o outro homem solicitou ao enfermeiro para ocupar a cama junto à janela. E o Assistente Operacional, com autorização do enfermeiro,imediatamente procedeu à mudança e depois de ter verificado que estava tudo em ordem, abandonou a enfermaria.
   O homem, lentamente e com alguma dificuldade, ergueu-se para lançar o seu olhar para o mundo exterior que o seu ex-companheiro lhe descrevera e deparou-se com uma parede branca. O homem tocou à campainha e quando chegou o Assistente Operacional perguntou-lhe o que teria levado o seu amigo para lhe ter feito a descrição de coisas tão maravilhosas através da janela. O Assistente Operacional abeirou-se dele e disse-lhe que o senhor que estava junto à janela era cego e que nunca podia ter visto sequer a parede branca, quanto mais as coisas lá fora.Continuou o diálogo e disse-lhe que certamente o queria animar a ele.

Epílogo: É uma tremenda felicidade fazer felizes os outros, seja qual for a situação. A dor partilhada diminui a perda, mas a felicidade quando é partilhada, é recebida a duplicar. Se queres sentir-te rico, conta apenas somente as coisas que tens e que o dinheiro não pode comprar.
   Ser Assistente Operacional ( ou Auxiliar de Acção Médica ou Técnico Auxiliar de Saúde ) é algo grande...poder ajudar animando os outros, MUITO MAIS!

08/11/10

I JORNADAS DOS ASSISTENTES OPERACIONAIS DA ULSNA DO HOSPITAL DE PORTALEGRE

Vão realizar-se pela primeira vez em Portalegre as I Jornadas dos Assistentes Operacionais do HDJMG, este evento irá realizar-se no dia 27/11/2010 no Auditório da Câmara Municipal de Portalegre e terá inicio pelas 9:00.O programa é o que se segue:





Contactos:
Américo Reis: Telemóvel: 968572616
americopreis@gmail.com
ao.jornadas@ulsna.min-saude.pt

Inscrição:
- 20€
- Sócio da ATSGS: 15€
Jantar/convívio: 15€
Mais informações aqui:
http://www.jasfarma.pt/noticia.php?id=3560