26/05/09

INFORMAÇÃO IMPORTANTE A TODOS OS AUXILIARES DE ACÇÃO MÉDICA



A A.T.S.G.S. tem tido reuniões com os diversos organismos responsáveis pela Saúde em Portugal(Ministério da Saúde e Administração Central). Estes encontros têm servido para informar os senhores que mandam nas políticas da saúde acerca das preocupações e inquietações que actualmente trabalham os Auxiliares de Acção Médica em Portugal.
Para mais informações consultem aqui :
http://www.atsgs-pt.com/index1.htm







19/05/09

CARENTES DE ELOGIOS



Os Auxiliares de Acção Médica, agora Assistentes Operacionais, estão cada vez mais frios, mais apáticos. Hoje só se ouvem críticas, só se apontam defeitos e erros. As pessoas estão cada vez mais intolerantes e desgastadas. O excesso de trabalho, a falta de entreajuda, o deixa andar que alguém faz o que eu não faço, o pensar que já trabalhei que chegasse e os outros que trabalhem também...para quê fazer isto se ninguém repara, o chefe não me elogia, a minha avaliação vai ser igual aos outros todos, portanto, faço como os outros...deixar andar.

Ai se as paredes das enfermarias falassem...Os assistentes operacionais também são pessoas carentes de elogios, de mimos por parte dos seus encarregados, dos seus colegas e dos enfermeiros e médicos.

Elogiar o bom profissional, a boa atitude, faz muita falta a toda a pessoa. Para já o elogio ainda é gratuito.

10/05/09

III JORNADAS DO CENTRO DA A.T.S.G.S.






"O auxiliar é um profissional que escuta os desabafos do doente no decorrer das suas actividades do dia a dia, que transmite esses desabafos aos restantes profissionais. É um profissional -chave na prestação dos cuidados de saúde, mas a sua carreira continua a não ser reconhecida e valorizada".

"É preciso valorizar o papel dos auxiliares de acção médica e essa valorização tem de se repercutir na organização da carreira profissional". E é por essa razão que organizámos estas jornadas".

Manuela Breda, encarregada operacional dos Serviços Gerais do CHC,E.P.E.