27/09/07

MUDAR PARA MELHOR

AUXILIAR DE ACÇÃO MÉDICA É OBRIGADA A TRABALHAR PORQUE LHE NÃO RENOVAM A BAIXA

Lúcia Queirós, Auxiliar de Acção Médica, no Hospital de Viseu, nunca imaginou que a sua vida desse tamanha volta. Habituada a andar, dançar e trabalhar, há 18 meses que está parada. Um dia, num gesto normal, deu um jeito à perna e rompeu o menisco. Correu “seca e meca” à procura de ajuda. Foi vista por quatro médicos. Foi operada cinco vezes. Gastou milhares de Euros em cirurgias e exames, à custa de empréstimos bancários. Mas as dores continuam... A Lúcia diz que mal consegue andar. Impedida de trabalhar, passa os dias no sofá. Pela sexta vez em pouco mais de ano e meio, foi novamente operada. Desta vez, para colocação de uma prótese. A única solução apresentada pelo actual médico. Entretanto, já terminou a baixa de 18 meses e Lúcia voltou à Junta Médica para pedir nova baixa. Apesar de não poder andar por causa das dores, foi-lhe dito que tem de voltar ao trabalho. Ou então, pede licença sem vencimento. Lúcia não se conforma. Diz que não pode trabalhar e não aceita as alternativas que lhe apresentaram. Não pode pedir licença sem vencimento porque sem dinheiro, não pode pagar a casa, nem sustentar os filhos. É com revolta que Lúcia fala do caso. Vê-se num beco sem saída. Ela é a primeira pessoa a querer voltar ao trabalho, mas simplesmente não pode...

19/09/07

LIVRO DE PONTO BIOMÉTRICO EM TODAS AS UNIDADES HOSPITALARES DA REGIÃO NORTE JÁ EM OUTUBRO

Foi hoje publicado um despacho do Ministério da Saúde onde se determina que todas as unidades hospitalares da região norte, vão implementar em Outubro o controlo biométrico da assiduidade e pontualidade dos funcionários.



O documento garante que o quadro legal a aplicar na Administração Pública, bem como no das EPE, «é suficientemente flexível» e admite modelos de adaptação a especificidades e necessidades das instituições e o ajustamento às condições especiais de trabalho dos seus profissionais.

17/09/07

COMO OS INGLESES CONTROLAM AS INFECÇÕES NOS HOSPITAIS

Hospitais britânicos proíbem mangas compridas e gravatas:

"Os hospitais britânicos vão proibir gravatas, mangas compridas e bijutaria num esforço para parar a propagação de infecções hospitalares, de acordo com as novas regras divulgadas hoje.
Os códigos de vestuário dos hospitais exortam os médicos a terem um ar profissional, o que tem levado ao uso de gravata no caso dos homens, mas à medida que se intensificam as preocupações com as infecções hospitalares os médicos passaram a olhar com mais atenção para a sua roupa.
«As gravatas raramente são lavadas, mas são usadas diariamente», indicou o Departamente de Saúde numa declaração, salientando que «não representam qualquer benefício para o tratamento dos doentes e provou-se estarem cheias de micróbios patogénicos».
As novas regras, a aplicar no próximo ano, implicarão o final das tradicionais batas brancas dos médicos (devido às mangas compridas), disse o ministro da Saúde, Alan Johnson. As unhas falsas, a bijutaria e os relógios, que o departamento alertou poderem abrigar germes, também são proibidas.
Johnson disse que a regra de manter os braços livres a partir do cotovelo pode ajudar a evitar a propagação do «Staphylococcus aureus» resistente a meticilina (MRSA), uma bactéria resistente a quase todos os antibióticos.
A MRSA é responsável por mais de 40 por cento das infecções do sangue a nível hospitalar no Reino Unido. Devido ao facto da bactéria ser tão difícil de matar, os funcionários de saúde têm optado por tentar conter a sua propagação através da melhoria das condições de higiene".
Diário Digital / Lusa
17-09-2007 17:19:00

Se estas regras forem adoptadas pelo sr.Ministro da Saúde, meus caros, é melhor começar a pensar em voltar às unhas com que nascemos, andar sem relógios, aneis...trabalhar com tudo no seu sítio.

RUMO AO FUTURO

II CONGRESSO NACIONAL DA A.T.S.G.S.

A Direcção da Associação de Trabalhadores dos Serviços Gerais da Saúde, comunica a todos os colegas que se vai realizar nos dias 02 e 03 de Novembro de 2007,
o II CONGRESSO NACIONAL da Nossa Associação no Fórum da Maia.
Sendo este mais um facto relevante dos nossos objectivos, convidamos todos os colegas a participarem neste evento de carácter formativo e valorização profissional.

Contactos:
Direcção: mailto:direccao@atsgs-pt.com Telemóveis - 917269203 - 917269211
Delegação Regional Norte: norte@atsgs-pt.com Telemóvel - 917269337
Delegação Regional Centro: mailto:centro@atsgs-pt.comTelemóvel - 917269138
Delegação Regional Sul: sul@atsgs-pt.com Telemóvel - 917269134
Oportunamente divulgaremos o programa do II Congresso Nacional